Raclac lidera tecnologia mundial de luvas descartáveis

Equipamento de protecção individual Notícias

O projecto da Raclac visou a construção de uma unidade industrial para produção, em território nacional, de luvas de exame em nitrilo, sem pó, recorrendo a um método de fabrico inovador e vanguardista, assente numa linha de produção 100% automatizada e ímpar no mundo. 

Alavancado pelo COMPETE 2020, este projecto teve como objectivo a constituição de uma unidade industrial pioneira na indústria dos dispositivos médicos descartáveis: a primeira, em território europeu, destinada à produção de luvas de exame em nitrilo, sem pó; e a única, a nível mundial, a fazê-lo em ambiente assético.

Com este investimento, a empresa detém um processo produtivo disruptivo, inovador e automatizado de luvas descartáveis, em ambiente controlado e inerte e onde toda a produção é, no final, analisada e inspeccionada.

Esta é a única fábrica no mundo com este sistema, destacando-se pelo inovador sistema de packaging, reciclável e em ambiente estanque. As luvas ficam sobrepostas para que os profissionais de saúde as retirem pelo punho uma a uma, de forma a que sejam usadas sem que tenham tido qualquer contacto ou contaminação.

Uma primeira linha de produção está já montada, estando programada a montagem de outras duas linhas que estarão em funcionamento até ao final do ano. Os clientes não se resumem aos sistemas hospitalares e de saúde, abrangem também a agricultura e empresas.

Vantagens do projecto

  1. Com a internalização da produção, a RACLAC deixará de recorrer à subcontratação no mercado asiático do fabrico de luvas de exame em nitrilo, sem pó.  
  2. Os actuais importadores nacionais de luvas de exame em nitrilo, sem pó, poderão proceder à eleição de um produto fabricado em Portugal em detrimento de um produto importado, contribuindo para a redução do défice da balança comercial portuguesa no que a este tipo de bem diz respeito.  
  3. Numa perspectiva europeia, este projecto abre caminho para o consumo de um produto made in UE, com os principais distribuidores europeus a beneficiarem de um produto inovador e de maior qualidade, com custos de transporte e tempos de abastecimento significativamente mais reduzidos.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto NITRO envolveu um investimento elegível de cerca de 14 milhões de euros e um incentivo FEDER de cerca de 6 milhões de euros.