Aeroporto do Porto tem novos pórticos de nova geração

Estado Notícias Transportes

A área de controlo de fronteira do Aeroporto do Porto tem em funcionamento 16 pórticos de nova geração (e-gates). Os novos equipamentos vêm assegurar um controlo mais rápido e funcional nas zonas de chegadas e partidas, sendo que permitem um processamento mais rápido da leitura de passaportes com dados biométricos.

As novas e-gates tem algumas novas características inovadoras com base nos princípios de segurança, modernização e interoperabilidade. O sistema Rapid permite o controlo de fronteira automatizado e supervisionado pelos inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Em menos de 20 segudos, o sistema faz a autenticação do documento, através do reconhecimento facial, compara o rosto do passageiro com a foto registada no chip do documento através de um altoritmo proprietário e uma solução de biometria. Validado o processo de indentificação, que inclui também a pesquisa em bases de dados internacionais, o passageiro é autorizado a continuar a viagem.

Além do Aeroporto do Porto também os Aeroportos de Lisboa, Faro, Porto e Madeira receberam e-gates de nova geração, fazendo um total de 49 equipamentos. Esta reforma está inserida num esforço de modernização do sistema de controlo de fronteira automatizado já existente nos aeroportos nacionais desde 2007.

O sistema Rapid foi desenvolvida pela portuguesa Vision Box.