Portugal está em 4º lugar no Índice de Paz Global 2021

Notícias

Portugal está em quarto lugar no Global Peace Index 2021, surgindo atrás da Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca. Os resultados apontam para uma descida do terceiro lugar de 2020 para o quarto em 2021.

O relatório de 2021 do Institute for Economics & Peace, no qual Portugal surge em 4.º lugar entre 163 estados e territórios independentes, pode ser consultado aqui. Já o do ano passado pode ser consultado aqui.

O IGP 2021 indica que o mundo se tornou menos pacífico pela nona vez nos últimos 13 anos, com o nível médio de pacificação do país deteriorou-se em 0,07 por cento ao longo do ano passado.

No total, a tranquilidade nos países melhorou em 87 países e deteriorou-se em 73, salientando que as quedas de tranquilidade são geralmente maiores do que as melhorias.

A deterioração da tranquilidade deveu-se principalmente a uma deterioração para o domínio da Militarização. Despesas militares em percentagem do PIB aumentaram em 105 países, impulsionado em parte por quedas em actividade económica causada pela pandemia da COVID-19, as despesas absolutas com os militares também aumentaram.

Houve uma ligeira deterioração no domínio do Safety e Security, impulsionado por um aumento da agitação civil que viu o número de violentas manifestações aumentarem em 2020, apesar de uma queda acentuada na início da pandemia da COVID-19. O aumento da agitação civil também levou a uma deterioração da instabilidade política, com 46 países a experimentar uma agitação política crescente e incerteza em 2020, em comparação com 23 países que melhoraram.

O número de importações de armas per capita aumentou em 92 países. Os maiores aumentos ocorreram na Arménia, Turquemenistão e Qatar. No entanto, apesar do aumento ao longo do ano passado, a média das importações de armas per capita é ainda consideravelmente mais baixa do que no seu pico em 2012.

O crescimento da agitação civil continuou até 2020 e até 2021, com 25 países a registarem uma deterioração da violência, em comparação com apenas oito que registaram um melhoria. As maiores deteriorações ocorreram na Bielorrússia, Myanmar, Rússia, Estados Unidos e Uruguai. A média a pontuação de manifestações violentas é agora a mais alta desde 2008.

O impacto do terrorismo continuou a melhorar, com 115 países a registarem uma melhoria, e apenas 20 países a registarem uma deterioração. O total de mortes por terrorismo tem vindo a diminuir de ano para ano desde 2014. As maiores melhorias ocorreram na América do Sul, com a Bolívia, Nicarágua, Guatemala, e Paraguai todos registando grandes melhorias.

O indicador de conflitos internos combatidos registou a segundo maior melhoria global. Esta é a primeira melhoria para o indicador desde 2012. 21 países registaram melhorias, com apenas um país a registar uma deterioração. As maiores melhorias ocorreram na Índia e na Ucrânia. O número total de conflitos diminuiu de 8,4 por cento entre 2018 e 2019.

Nesta 15ª edição do Índice, que abrange 99,7% da população do mundo, conclui-se que “o nível global de paz manteve a tendência de deterioração, num mundo em que os conflitos e crises surgidos na década passada começaram a diminuir e a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia COVID-19 – a par das tensões crescentes entre as principais potências”.

Europa

A Europa foi uma das três únicas regiões a registar uma melhoria sobre o IGP 2021, com uma melhoria média em pontuação global de um por cento. A Europa continua a ser a mais pacífica região do mundo, e é o lar de oito das dez mais pacíficos países. A melhoria da tranquilidade na Europa foi impulsionada pela melhoria contínua do indicador de impacto do terrorismo, e uma queda na média das exportações de armas per capita.

Dos 36 países da região, 24 tiveram melhorias em termos de pacificação, e
11 teve deteriorações, com um país a não registar alterações na pontuação global.

A Europa foi fortemente afectada pela pandemia da COVID-19 em 2020. O crescimento do PIB foi fortemente afectado em todo o continente, esperando-se que a actividade económica na União Europeia (UE) tenha diminuído em mais de sete por cento em 2020.

A maioria dos países europeus implementou alguma forma de bloqueio ou restrições de movimento em resposta à pandemia, tendo alguns países, tais como a Finlândia, declarado mesmo o estado de emergência.

Esta restrição ao movimento levou a uma queda na violência interpessoal e resultou inicialmente em menos manifestações e menos agitação civil, embora as tensões tenham começado a crescer à medida que as restrições ao movimento se mantiveram, resultando em manifestações contra os lockdowns em muitos países.

A Islândia continua a ser o país mais pacífico da região e o mundo no 2021 GPI, com uma pequena melhoria na sua pontuação de 0,27 por cento.

A Grécia é o país menos pacífico da região, e está classificado 66º no total sobre o IPG 2021. A sua pontuação deteriorou-se em 3,2 por cento. durante o ano passado, a maior deterioração na Europa, como as tensões com a Turquia levaram a um aumento da instabilidade política.

Embora a Grécia tenha melhorado no domínio da militarização, a deteriorou-se numa série de indicadores de Safety e Security, mais notavelmente o terror político. Também registou deteriorações no taxa de homicídios e indicadores da taxa de encarceramento.

“A questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial. A segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país. Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo”, sublinha Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

“Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos. E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”, conclui o governante.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.