2021 é o ano da segurança para a aviação

Notícias Transportes

Com a pandemia da COVID-19 a ter grande impacto na aviação em 2020, o Conselho da ICAO decidiu prolongar o o Ano da Cultura de segurança até ao final de 2021. A somar a esta situação, este ano comemoram-se os 20 anos do atentado de 11 de Setembro, um dos piores actos de interferência ilegal da história da aviação. Mostra-se por isso de extrema importância compreender a ameaça à aviação e promover as melhores práticas de segurança em todas as operações de aviação.

O Plano Global de Segurança da Aviação (GASeP) fornece orientação para o estabelecimento de prioridades a nível internacional, regional e estatal. Cria um quadro dentro do qual a ICAO, os Estados e as partes interessadas podem trabalhar em conjunto para cumprir objectivos comuns. Além disso, o GASeP apoia a iniciativa No Country Left Behind da ICAO para enfrentar desafios comuns, e orienta os esforços para, em conjunto, reforçar ainda mais a segurança da aviação.

Uma das cinco acções prioritárias do GASeP é desenvolver a cultura de segurança e a capacidade humana, afirmando “a promoção de uma cultura de segurança eficaz é fundamental para alcançar bons resultados em termos de segurança. Uma forte cultura de segurança deve ser desenvolvida a partir da gestão de topo em toda e dentro de cada organização. A existência de uma mão-de-obra bem treinada, motivada e profissional é um pré-requisito crítico para uma segurança de aviação eficaz”.

O que é a cultura de segurança?

Para a ICAO, a cultura de segurança é um conjunto de normas, crenças, valores, atitudes e pressupostos que são inerentes ao funcionamento diário de uma organização e que se reflectem nas acções e comportamentos de todas as entidades e pessoal da organização. A segurança deve ser da responsabilidade de todos – a partir da base.

Trata-se de uma cultura de segurança eficaz:

  • O reconhecimento de que a segurança eficaz é fundamental para o sucesso empresarial;
    – Estabelecer uma apreciação das práticas de segurança positivas entre os funcionários;
    – Alinhar a segurança com os objectivos centrais da empresa; e
    – Articular a segurança como um valor central e não como uma obrigação ou uma despesa onerosa.

Os benefícios de uma cultura de segurança eficaz incluem:

  • Os trabalhadores estão envolvidos e assumem a responsabilidade por questões de segurança;
    – Os níveis de cumprimento das medidas de segurança de protecção aumentam;
    – O risco de incidentes e violações de segurança é reduzido pelo pensamento e actuação dos empregados de forma mais consciente em matéria de segurança;
    – Os empregados têm mais probabilidades de identificar e relatar comportamentos/actividades preocupantes;
    – Os trabalhadores sentem uma maior sensação de segurança;
    – A segurança é melhorada sem a necessidade de grandes despesas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.