Sector da manufatura e produção “é o menos propenso a pagar resgates de ransomware”

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As empresas do sector da manufactura e produção são menos propensas a pagar um pedido de resgate para restaurar ficheiros encriptados e as com maior probabilidade de conseguir restaurar os dados a partir de backups. Esta é uma das conclusões do estudo da Sophos, The State of Ransomware in Manufacturing and Production 2021.

A prática de criar cópias de segurança dos dados pode ser a razão pela qual este sector também foi o mais afectado por ataques de ransomware baseados em extorsão, uma técnica de pressão em que os invasores não encriptam os ficheiros, mas ameaçam divulgar online as informações roubadas se um pedido de resgate não for pago. A investigação da Sophos estudou a extensão e o impacto dos ataques de ransomware durante 2020.

36% das empresas inquiridas foram atingidas por ransomware em 20209% das vítimas de ransomware foram atingidas por ataques baseados em extorsão, em comparação com uma média global de 7%O custo médio de recuperação foi de cerca de €1.3 milhões, inferior à média global de €1.6 milhões.

O estudo também demonstra que as empresas de manufatura e produção se preocupam mais do que qualquer outro sector com possíveis ataques de ransomware no futuro; e 60% dos entrevistados explicou que isso ocorre porque os ataques são tão sofisticados que se tornaram mais difíceis de deter. Já 46% acredita que, como o ransomware é tão predominante, é inevitável que os atinja.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.