Empresas apostam em formas novas e mais eficientes de gerir os controlos de acesso

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As empresas estão a afastar-se das passwords e a adoptar novos métodos de autenticação, de forma a proteger a força de trabalho híbrida, diz relatório da Cisco.

“Chegámos agora a um ponto em que a experiência do utilizador é um controlo de segurança de e em si mesmo,” explica Dave Lewis, Global Advisory CISO da Cisco. “As empresas estão a apostar em formas novas e mais eficientes de gerir os controlos de acesso, e  a ver como a democratização da segurança pode ser vantajosa para que os colaboradores em trabalho híbrido se consigam focar nas suas tarefas principais sem sacrificar a segurança”.

O 2021 Duo Trusted Access Report analisou dados de mais de 36 milhões de dispositivos, mais de 400.000 aplicações únicas e cerca de 800 milhões de autenticações mensais em toda a base global de clientes.

Revelou como as organizações de todos os sectores estão a possibilitar o trabalho a partir de qualquer lugar e dispositivo, implementando métodos que garantam o acesso seguro a aplicações.

A biometria foi ativada em mais de 71% dos dispositivos móveis dos clientes, ilustrando a crescente adesão a métodos de autenticação não tradicionais e a popularidade de dispositivos sem passwords e que já utilizam.

A empresa também verificou um aumento de 500% na utilização do Web Authentication desde Abril de 2019, quando o World Wide Web Consortium (W3C) publicou pela primeira vez este padrão aberto que elimina a necessidade de os utilizadores salvarem uma grande cache de passwords.

O WebAuthn possibilita que os dados biométricos sejam armazenados de forma segura e validados localmente no próprio dispositivo, ao invés de estarem centralizados numa base de dados.

A importância da segurança centrada no utilizador, que incorpore padrões de trabalho dos colaboradores de maneira a manter os recursos acessíveis, mas fora do alcance de agentes maliciosos, é reforçada pelo recente Índice de Trabalho Híbrido da Cisco.

O relatório mostra que, mesmo com um crescimento da utilização de VPN e acessos remotos seguros no início da pandemia, as tentativas de acesso fraudulento aumentaram 2.4 vezes durante o mesmo período, e continuam elevadas 18 meses mais tarde.

Devido a estas ameaças, as organizações estão a implementar políticas mais rígidas para garantir a fiabilidade dos utilizadores e dispositivos antes de permitirem o acesso a aplicações. O número de erros de autenticação por dispositivos obsoletos aumentou 33% entre 2020 e 2021.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.