A segurança como segredo para a produtividade

Conteúdo Patrocinado Segurança no Trabalho

Os números não enganam. De acordo com os dados divulgados recentemente pela EUROSTAT, em 2020, 2,4% das pessoas empregadas relataram pelo menos um acidente de trabalho nos 12 meses anteriores à realização do inquérito. A sinistralidade laboral não pode ser encarada como uma fatalidade. A boa gestão da segurança e saúde no trabalho é parte integrante do sucesso de uma empresa, permitindo assegurar a produtividade, o lucro e simultaneamente melhorar o bem-estar dos trabalhadores.

Por Inês Matos (Product Management and Sales Training), Joana Pedrosa (After Sales Product Manager) e Maria Padrão (Quality, Safety and Environment) da Jungheinrich

Os desafios de segurança que se colocam no sector da intralogística são variados. Para os ultrapassar devemos considerar uma abordagem global que contemple as vertentes: pessoas, máquinas, carga e armazém.

Importa desde logo destacar a importância do fator humano na prevenção. Com efeito, a formação e informação no domínio da SST assumem desde logo um papel fulcral, tendo em atenção as características específicas de cada posto de trabalho.

Um operador de um empilhador deve estar devidamente habilitado para conduzir o equipamento, ao abrigo do disposto no DL 50/2005. A formação deve compreender para além da identificação dos riscos associados à operação do equipamento, o modo de operação e as regras de segurança nas operações básicas de circulação e elevação.

Em armazéns com grande movimentação de pessoas e cargas, encontram-se disponíveis soluções de segurança que envolvem a colocação de sensores, permitindo controlar a velocidade dos equipamentos quando existe o reconhecimento de pessoas ou obstáculos.

Podemos ainda considerar a adoção de luzes no veículo, que permitem sinalizar o perímetro de risco e alertar para a aproximação deste antes de ser visto pelos peões.

Em trabalhos em altura, mesmo em stackers, a colocação de tetos de proteção contra a queda de carga aumenta a segurança do operador.

As boas práticas por parte dos operadores podem ser fomentadas através da utilização de mecanismos que permitem a ativação do equipamento, somente após uma determinada sequência: deteção da ocupação do veículo e o cinto apertado. Outra solução passa pela colocação de sensores em plataformas, que assegurem que o condutor mantém os membros inferiores protegidos dentro do equipamento.

E porque as baixas por lesões podem acontecer por falta de ergonomia, este é um fator que não deve ser ignorado. Um banco ou uma plataforma com uma boa suspensão, manípulos de fácil ajuste e habitáculos espaçosos, garantem que as longas horas de trabalho são passadas com o máximo de conforto possível.

A manutenção e os cuidados preventivos regulares, adaptados individualmente às condições de cada equipamento, reduzem o risco durante a movimentação de cargas e asseguram a permanente disponibilidade e longevidade dos mesmos. De acordo com o DL 50/2005 os equipamentos de trabalho deverão ser verificados regularmente por pessoa competente, a fim de garantir a correta instalação e o bom estado de funcionamento.

No que respeita à proteção da carga, existem ainda lasers e câmaras que auxiliam o operador na colocação de cargas em altura e também sistemas que permitem a parametrização das alturas do armazém e alertam para excesso de capacidade em altura.

Podemos afirmar que os armazéns, devido às suas características e aos trabalhos que aí são desenvolvidos, representam um elevado potencial de risco com perdas de eficiência acrescidas. Nesse sentido é fundamental assegurar o adequado dimensionamento, sinalização, iluminação, visibilidade e estado de conservação das vias de circulação. A manutenção das estantes não deve ser descurada, devendo ser anualmente alvo de inspeção técnica de acordo com a norma DIN EN 153635, para garantir a conformidade da mesma.

A segurança é o segredo da produtividade. Adotando medidas adequadas e investindo na criação de condições favoráveis de segurança e bem-estar, permite não só providenciar um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com os requisitos legais, mas também obter aumentos de produtividade e eficiência.

Conteúdo patrocinado, produzido pela Jungheinrich Portugal