“Procura de videovigilância na cloud está a crescer rapidamente entre as empresas portuguesas”

Notícias

A Eagle Eye Networks entrou no início do ano no mercado português. Rishi Lodhia, Director Geral de EMEA, Eagle Eye Networks, numa entrevista por email à Security Magazine, destaca os principais marcos desta empresa, que nasceu nos Estados Unidos em 2012 e cujo foco é a videovigilância na cloud. O responsável destaca que a procura de videovigilância na cloud está a crescer rapidamente entre as empresas portuguesas que querem gerir de forma centralizada múltiplos locais. “A necessidade é particularmente premente nas indústrias hoteleira, retalhista e turística em Portugal”. A empresa vai marcar presença na Segurex deste ano, que decorre em Novembro, em Lisboa.

Security Magazine – Como começou a Eagle Eye Networks e quais são os principais marcos ao longo da sua história?

O conhecido empresário americano Dean Drako, co-fundador da Barracuda Networks, fundou a Eagle Eye Networks em Austin, Texas, em 2012. Deixou a Barracuda para fundar a Eagle Eye Networks porque não conseguiu obter um sistema fiável de videovigilância para vigiar os seus escritórios em todo o mundo. Percebeu a necessidade de transformar a indústria da videovigilância e uma oportunidade de fazê-lo utilizando a tecnologia da cloud.

Nove anos mais tarde, empresas em todo o mundo confiam na videovigilância na cloud da Eagle Eye Networks não só para segurança – mas também para uma visão crítica do negócio.

Em 2017, a expansão da Eagle Eye Networks continuou com a aquisição da CameraManager, uma empresa sediada em Amesterdão que se concentra na videovigilância na cloud desde 2005. Isto deu imediatamente à empresa um impulso no mercado europeu.

A nossa mudança para Portugal acrescenta um mercado importante à nossa presença na União Europeia. Em menos de uma década, a Eagle Eye Networks cresceu de um pequeno grupo de engenheiros a trabalhar nos EUA para se tornar o fornecedor nº 1 mundial de videovigilância na cloud, com presença na LATAM, Brasil, Ásia, Médio Oriente, África e Austrália.

Em termos de produtos de segurança, o que é que a EEN oferece ao mercado?

A Eagle Eye Networks fornece a verdadeira videovigilância na cloud e inteligência artificial para tornar as empresas mais eficientes e o mundo um lugar mais seguro – tudo numa única plataforma de gestão de vídeo suficientemente robusta e flexível para alimentar o futuro da videovigilância.

O Eagle Eye Networks Cloud VMS (sistema de gestão de vídeo) tem as seguintes características: verdadeira cloud (escalável, flexível, acessível e fiável; pode ser rapidamente provisionada e libertada com o mínimo esforço de gestão ou interacção com o prestador de serviços); cibersegura (construído por especialistas em cibersegurança que sabem como prevenir, detectar e responder a ataques); aberta e ecossistema global de desenvolvedores (acesso a aplicações e análises integradas desenvolvidas por centenas de integradores, satisfazendo necessidades personalizadas/únicas quando e como necessitar. Integração com aplicações líderes como o controlo de acesso Brivo, e muitas outras); compatibilidade com a câmara (integrada com centenas de fabricantes permitindo a maior escolha e flexibilidade de qualquer sistema no mercado) e inteligência e análise artificial (ir além da monitorização, aproveitando os dados para identificar ameaças; informar a resposta; e melhorar as operações comerciais, a eficiência, e o serviço ao cliente).

De que forma, o seu desempenho é diferente do de outras empresas neste mercado?

Um importante diferencial é que a Eagle Eye Networks oferece uma verdadeira plataforma na cloud. Muitas empresas oferecem algum tipo de serviço gerido pela “nuvem”, mas com gravação no local.

Além disso, em muitos casos, as empresas oferecem um sistema fechado, o que significa que a plataforma na cloud só funciona com câmaras específicas.

No caso de Eagle Eye Networks, o nosso Eagle Eye Cloud VMS é compatível com mais de 10.000 câmaras. Outro diferencial importante é a nossa API gratuita e aberta, que pode ser utilizada para criar integrações valiosas com controlo de acesso, monitorização de alarmes ou outros sistemas de gestão de edifícios.

No início de 2021, a EEN entrou no mercado português. O que motivou a aposta neste mercado?

Portugal é um mercado importante, com empresas – grandes e pequenas – que irão beneficiar grandemente da videovigilância na cloud da Eagle Eye Networks.

Começámos a fazer negócios em Portugal há vários meses e estamos entusiasmados com o impulso positivo gerado em tão pouco tempo.

Os empresários em Portugal querem sistemas de segurança que sejam fáceis de gerir e fiáveis, e querem sistemas que possam facilmente escalar quando o negócio cresce, adicionar mais locais ou quando os requisitos mudam.

Também apreciam a inteligência empresarial, ou seja, informação e tendências sobre os seus negócios, que podem derivar dos seus sistemas de videovigilância na nuvem.

As velocidades da Internet são geralmente boas em Portugal e há um verdadeiro impulso à inovação no país. Além disso, a procura de videovigilância na cloud está a crescer rapidamente entre as empresas portuguesas que querem gerir de forma centralizada múltiplos locais. A necessidade é particularmente premente nas indústrias hoteleira, retalhista e turística em Portugal.

“5G trará muitas oportunidades ao mercado da videovigilância”

Grace Varela, Inside Sales Representative e Carlos Angeles, Regional Sales Manager Iberia

Qual é a principal oferta que oferece ao mercado português?

A Eagle Eye Networks acredita que é importante ter apoio linguístico local nas regiões onde fazemos negócios, e temos o prazer de oferecer apoio à nossa plataforma em português. Na área comercial na região contamos com Carlos Angeles, Regional Sales Manager Iberia, e Grace Varela como Inside Sales Representative.

A Eagle Eye Networks é uma empresa global com uma abordagem “act local”. Temos equipas de vendas locais no terreno em países de todo o mundo, e temos 11 centros de dados que foram construídos propositadamente para a videovigilância em todo o mundo.

Um exemplo de como a Eagle Eye Networks aborda regulamentos locais complexos é o tempo de retenção da gravação. Por exemplo, na indústria de canábis dos EUA, os diferentes estados têm requisitos de retenção variáveis. Embora isto fosse difícil de gerir para uma solução multi-site on-premises, é simples para uma solução de videovigilância na cloud gerir diferentes requisitos de resolução e retenção não apenas para cada site – mas para cada câmara em cada site de um sistema. Situações semelhantes são comuns na Europa. Nos Países Baixos, por exemplo, os projectos governamentais requerem 28 dias de gravação, e nem mais um dia, enquanto a Suíça requer 31 dias. Regulamentos e políticas diferentes podem ser facilmente facilitados pela nossa plataforma de videovigilância na nuvem.

Onde está o crescimento do mercado português, ou seja, que investimentos estão previstos para expandir a sua presença?

A nossa primeira exposição em Portugal, Segurex 2021, está a chegar em Novembro. Estamos ansiosos por encontrar revendedores pessoalmente para apresentar os nossos produtos e o nosso modelo de negócio.

A venda de vídeovigilância por assinatura é nova para muitos revendedores, mas este modelo de negócio está a crescer em popularidade porque pode aumentar as receitas dos revendedores e ajudá-los a construir um negócio mais valioso.

É importante notar que o modelo de assinatura (ou “videovigilância como serviço” também conhecido como VSaaS) não só beneficia os revendedores ao acrescentar receitas mensais recorrentes, como também permite aos revendedores criar uma relação mais estável e permanente com os seus utilizadores finais.

A videovigilância na nuvem oferece inúmeras vantagens para o revendedor em termos de melhor servir o utilizador final. Por exemplo, as actualizações são continuamente entregues através da nuvem e não requerem uma visita ao site. Quando uma câmara está offline, há um alarme imediato, e em muitos casos a câmara pode ser reiniciada remotamente, pelo que não há necessidade de visitas dispendiosas e demoradas ao local. Estes são apenas alguns exemplos.

A Eagle Eye Networks trabalha em estreita colaboração com os revendedores. Fornecemos aos parceiros oportunidades de fluxos de receitas a longo prazo através de uma carteira de produtos concebidos para o cliente cibernético consciente da segurança – procurando a máxima flexibilidade nas suas escolhas de câmaras e locais. E para assegurar o sucesso do cliente, fornecemos aos nossos parceiros ferramentas valiosas, recursos e formação.

Os revendedores que fazem parcerias com a Eagle Eye Networks juntam-se a uma crescente comunidade global de integradores, fornecedores de tecnologia e serviços que complementam e alargam as nossas ofertas de formas inovadoras e úteis – optimizando a segurança, melhorando o desempenho empresarial, escalando com crescimento e impulsionando receitas recorrentes.

Onde pensa que o futuro da videovigilância irá evoluir? Quais são as principais tendências neste mercado?

É evidente que o papel da segurança física mudou nos últimos anos. À medida que as câmaras se tornam mais dispositivos conectados à Internet, surgem riscos de cibersegurança e os departamentos de TI estão geralmente a assumir mais responsabilidades pela gestão da videovigilância.

A vídeovigilância na cloud tem muito boa aceitação pelos departamentos de TI, pois estão habituados a lidar com soluções na cloud. Como continua a haver falta de pessoal de instalação, os revendedores e utilizadores finais valorizam os sistemas de videovigilância, tais como a videovigilância na cloud que pode ser gerida e mantida remotamente.

Que desafios trará a 5G a este mercado de videovigilância?

Em vez de desafios, a 5G trará muitas oportunidades ao mercado da videovigilância. Os problemas de largura de banda móvel serão grandemente reduzidos, permitindo que mais vídeo seja visto instantaneamente. Identificámos o advento da 5G como uma das tendências mais importantes na videovigilância. É uma enorme oportunidade; 5G ajudará a maximizar o potencial do nosso negócio.

Nas cidades, por exemplo, a 5G permitir-nos-á transmitir em streaming de maior qualidade, melhorar a cobertura da rede, e permitirá a visualização de vídeo gravado a partir de muitas câmaras em movimento sem problemas de largura de banda.

A EEN acaba de adquirir a Uncanny Vision, uma empresa focada na IA. O que representa este investimento para a EEN?

A adição da IA e das capacidades analíticas da Uncanny Vision à plataforma Eagle Eye proporcionará aos nossos clientes oportunidades de aquisição de novos clientes, aumento das receitas mensais recorrentes, e oportunidades de vendas adicionais que melhoram a retenção de clientes.

Ao adicionar a tecnologia e o talento de Uncanny Vision à nossa equipa, seremos capazes de escalar mais rapidamente a nossa oferta de IA para melhorar a segurança, a protecção e o serviço ao cliente, e trazer conhecimentos accionáveis à nossa crescente base de clientes em todo o mundo.

Como é que o investimento numa solução de videovigilância baseada na nuvem é uma boa estratégia para organizações?

É a melhor estratégia de segurança, mas é também uma estratégia de optimização do negócio. A vigilância vídeo na nuvem não só proporciona uma segurança superior para as organizações, como pode fornecer dados importantes e aclarar tendências, que ajudam as organizações a melhorar a eficiência e a tornar-se mais rentáveis.

É evidente que os utilizadores finais exigem cada vez mais soluções na nuvem, uma vez que não querem assumir a responsabilidade de actualizar sistemas, arriscando incidentes de cibersegurança e, em geral, passar a conceitos de serviços baseados em OPEX em vez de grandes investimentos CAPEX para serviços não essenciais.

Desta forma, os revendedores de segurança terão de ser capazes de fornecer uma solução de segurança na nuvem.

Como avalia estes primeiros meses em Portugal e como vê o próximo ano?

A Eagle Eye Networks tem recebido uma grande resposta em Portugal. Este mercado está aberto a novas tecnologias, e a vigilância vídeo na cloud pode ter um impacto positivo imediato na segurança e eficiência das empresas grandes e pequenas em Portugal.

Acabámos de receber um importante prémio para um projecto de cidade inteligente em Elche, Espanha, onde melhorámos a segurança, e ajudámos a cidade a fazer melhor uso dos seus limitados recursos de pessoal. Este é um exemplo do tipo de projecto que a Eagle Eye Networks e os nossos parceiros revendedores podem oferecer aos nossos clientes em Portugal.

Na cidade de Elche, a gestão de incidentes de segurança utilizando sistemas informáticos complexos tinha sido um desafio permanente para o pessoal informático da cidade. Quando a pandemia atingiu, os funcionários da cidade começaram a trabalhar em casa, e tornou-se claro que muitos dos sistemas não podiam ser geridos remotamente.

Felizmente, o Eagle Eye Eye Networks Cloud Video Management System (VMS) podia redireccionar as câmaras existentes na cidade – apesar de serem de diferentes fabricantes; os requisitos de retenção de armazenamento eram facilmente cumpridos; e, diferentes resoluções de câmaras (dependendo da câmara e da localização) eram rapidamente configuradas. No total, este projecto envolveu a deslocação de 100 câmaras para a nuvem.

Nos próximos cinco anos, a cidade planeia expandir o sistema, aplicando a IA para melhor investigar incidentes. A cidade utilizará os dados de estacionamento e fluxo de tráfego do sistema para o planeamento da cidade e melhoria das infra-estruturas. Haverá também integrações directas com a polícia e os bombeiros para acelerar a resposta aos incidentes.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.