É necessário fortalecer mecanismos colaborativos transfronteiriços para compreender melhor os risco de catástrofes

Notícias

O Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes (EFDRR) de 2021, realizado entre 24 e 26 de Novembro, em Matosinhos, foi presidido pelo Governo de Portugal com o apoio do Secretariado da EFDRR, composto pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes, pela Comissão Europeia e pelo Conselho da Europa. O Fórum acolheu delegações de 49 Estados-Membros da Europa e da Ásia Central.

Segundo as conclusões divulgadas pela ANEPC, destaca-se como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, realizada no Reino Unido em 2021 (COP26), os participantes concordaram com a urgência crucial de enfrentar os riscos climáticos crescentes. Foi também reiterada a necessidade de uma acção urgente e coerente sobre a adaptação às alterações climáticas e a redução de risco de catástrofes.

Os participantes reiteraram a necessidade de ir além das abordagens usuais e investir numa Europa e Ásia Central mais resilientes a nível climático e de catástrofes. Foi aprovado o Roteiro EFDRR 2021-2030 e as suas quatro áreas-chave, para acelerar a implementação do Quadro de Sendai 2015-2030.

Os participantes reconheceram que as lições aprendidas com a pandemia Covid-19 ilustram a necessidade de repensar a forma de enfrentar crises simultâneas e complexas.

Foi enfatizada a necessidade de fortalecer mecanismos colaborativos transfronteiriços para compreender melhor os riscos, bem como a necessidade de apoiar uma melhor governança e redução dos riscos existentes, emergentes e futuros.

Os participantes reiteraram os benefícios de avaliações de risco comuns e comparáveis e de estratégias que facilitem a cooperação transfronteiriça.

Os participantes ressaltaram a necessidade de investir em sistemas e serviços renovados e ecológicos que permitam enfrentar o envelhecimento das infraestruturas.

Foi enfatizado que a natureza sistémica e em cascata do risco e as suas complexas interdependências requerem sistemas inovadores de infraestruturas críticas.

 Os participantes expressaram preocupação com as perdas económicas insustentáveis resultantes de catástrofes e enfatizaram a necessidade de maiores investimentos públicos e privados na redução de riscos.

Numa perspectiva futura, os participantes enfatizaram a importância da colaboração regional e sub-regional, bem como o papel crucial desempenhado pelos Pontos Focais Nacionais do Quadro de Sendai, no desenvolvimento de mecanismos eficazes para implementar e avaliar o progresso do Roteiro do Fórum Europeu para Redução do Risco de Catástrofes 2021-2030 para uma Europa e Ásia Central mais resilientes a nível climático e às catástrofes.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.