10 principais perigos em termos de tecnologia da saúde para 2022

Cibersegurança e InfoSec Notícias Saúde

A ECRI, uma organização independente e sem fins lucrativos que fornece soluções tecnológicas e orientação aos decisores dos cuidados de saúde em todo o mundo, enumera os ataques de cibersegurança como o principal perigo da tecnologia de saúde para 2022 no seu relatório anual recentemente divulgado.

Os incidentes de cibersegurança podem perturbar mais do que as operações comerciais, adverte a maior organização – podem perturbar os cuidados aos doentes, e assim representar uma ameaça real de danos físicos. Todas as organizações de saúde estão sujeitas a incidentes de cibersegurança, cita a ECRI no seu relatório.

“A questão não é se uma dada instalação será atacada, mas quando”, diz Marcus Schabacker, MD, PhD, presidente e director executivo da ECRI. “A resposta a estes riscos requer não só um programa de segurança robusto para evitar que os ataques cheguem a dispositivos e sistemas críticos, mas também um plano para manter os cuidados aos doentes quando o fizerem”. A nova orientação da ECRI pode ajudar os líderes a estarem mais bem preparados para proteger as suas instalações e manter os doentes em segurança”.

Os prestadores de cuidados de saúde dependem actualmente de dispositivos médicos e sistemas de dados ligados à rede para prestar cuidados de saúde seguros e eficazes aos pacientes. Um incidente de cibersegurança que comprometa esses dispositivos ou sistemas pode levar à reprogramação de consultas e cirurgias, ao desvio de veículos de emergência, ou ao encerramento de unidades de cuidados de saúde ou mesmo de organizações inteiras – tudo isto pode colocar os doentes em risco.

Durante os últimos cinco anos, o serviço de notificação de recolha de cuidados de saúde, perigos e alerta cibernético da ECRI incluiu 173 alertas de cibersegurança de dispositivos médicos; 13 deles foram recolhidos pela FDA relacionados com cibersegurança. Os dispositivos e sistemas afectados incluem sistemas de ressonância magnética, monitores fisiológicos, bombas de infusão, e analisadores de laboratório.

“A ECRI continua empenhada na sensibilização para os perigos da tecnologia para manter os doentes seguros, especialmente para as tecnologias que possam não ter recebido a atenção necessária durante a pandemia”, acrescenta Schabacker.

Os 10 principais perigos da ECRI em termos de tecnologia da saúde para 2022 são os seguintes

  1. Ataques de cibersegurança podem perturbar a prestação de cuidados de saúde, afectando a segurança dos doentes
  2. Falhas na Cadeia de Abastecimento Colocam Riscos ao Cuidado do Paciente
  3. As bombas de infusão danificadas podem causar erros de medicação
  4. A existência de reservas de emergência inadequadas pode perturbar os cuidados aos doentes durante uma emergência de saúde pública
  5. O fluxo de trabalho da telesaúde e as insuficiências dos factores humanos podem causar maus resultados
  6. A falha em aderir às práticas recomendadas da bomba de seringa pode levar a erros perigosos de aplicação de medicamentos
  7. A reconstrução baseada na IA pode distorcer as imagens, ameaçando os resultados do diagnóstico
  8. Ergonomia e fluxos de trabalho deficientes no reprocessamento de duodenoscópios colocam em risco os profissionais de saúde e os pacientes
  9. As roupas descartáveis com protecção insuficiente colocam os utilizadores em risco
  10. Quedas de Wi-Fi e zonas mortas podem levar a atrasos no atendimento ao paciente, lesões e mortes

O relatório anual da ECRI, agora no seu 15º ano, identifica as preocupações em matéria de tecnologia da saúde que merecem a atenção dos líderes dos cuidados de saúde.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.