Projecto IS4SE quer desenvolver sistema inteligente para melhoria da segurança de empresas matalúrgicas

Notícias

O projecto IS4SE (Industrial Sensing for a Smart Europe) é um projecto de I&D Industrial à escala europeia e conta com a colaboração de quatro entidades de dois países (Portugal e Turquia). Este projecto teve o selo positivo do EURIPIDES², um cluster da rede Eureka que tem como propósito o desenvolvimento das áreas dos Sistemas Eletrónicos Inteligentes. 

Segundo a informação divulgada pelo site do Compete 2020, o projeto visa desenvolver um sistema inteligente que melhore a eficiência e segurança de empresas metalúrgicas, através do desenvolvimento e integração de sensores no chão de fábrica, que permitam a recolha de dados em tempo real. Além disso, será desenvolvido um sistema de inteligência artificial que consiga retirar KPIs de interesse para a produção e que melhore diversos aspetos do chão de fábrica. 

O projecto pretende desenvolver uma nova solução que integra hardware e software IoT/I4.0 para monitorização de diversos parâmetros industriais com o intuito de melhorar Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), como a produtividade e segurança em unidades fabris de produção automatizadas.

 O consórcio é composto pela empresa Controlar e pelo CeNTI em Portugal, e pelas empresas Borçelik e Vestel na Turquia.

O CeNTI é responsável pelo desenvolvimento dos sensores, através de tecnologia de electrónica impressa, a Controlar contribui com desenvolvimentos na camada de comunicação dos dados entre os sensores e os servidores. A Vestel irá apoiar no desenvolvimento de ferramentas de machine learning para apoio à decisão usando os dados adquiridos pelos sensores. A Borçelik, uma das empresas mais importantes na produção de aço a nível mundial é essencial para ser usada como local de teste e validação das tecnologias desenvolvidas no projecto. 

Segundo o Compete 2020, pretende-se com o projecto sensorizar áreas da produção da Borçelik que não têm qualquer tipo de digitalização.

 O projecto teve início em Novembro de 2019 e tem o fim previsto para Outubro de 2022.

Nesta fase em que o desenvolvimento dos sensores e da comunicação está praticamente terminada, serão feitos os testes e validação do sistema (inicialmente em bancada e posteriormente em chão de fábrica).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.