Programa de bolsas da Huawei e .PT recebe quase 3000 candidaturas

Notícias

O programa de bolsas de estudo dirigido a estudantes do ensino superior de instituições portuguesas, promovido pela Huawei Portugal em parceria com o .PT, encerrou a primeira fase com 2988 candidaturas recebidas. Destas, cerca de 45% (1311) são estudantes no feminino.

Entre os candidatos encontram-se estudantes de todo o território nacional e jovens com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (58% das candidaturas) e para jovens entre os 18 e os 21 anos (37%).

O programa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, INCoDe.2030 e Portugal Digital, assume-se assim como um dos mais relevantes programas de apoio para estudantes de Tecnologia e Engenharia em Portugal.

“Nenhum jovem português deve ser impedido de prosseguir os seus estudos por falta de condições financeiras. E as cerca de 3000 candidaturas registadas, sublinham a importância de iniciativas que contribuam para não deixar ninguém para trás”, afirma Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social.

“Não podemos fazer uma transição digital bem-sucedida sem capacitar e formar o talento e os profissionais de que precisamos para suportar esse caminho”, remata o responsável.

Os promotores do programa anunciaram a intenção de atribuir metade das bolsas a mulheres, no âmbito do investimento da Huawei na promoção da diversidade e na redução do gender gap na indústria.

Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT e Coordenadora-geral do INCoDe.2030, avança que “este esforço foi também reconhecido e é com satisfação que verificamos uma distribuição de género muito equilibrada (55% vs 45%) entre os e as estudantes que se candidataram a este programa”.

“A adesão a esta iniciativa foi bastante positiva e mostra a importância deste tipo de incentivos no âmbito da capacitação e futura retenção de jovens talentos nacionais”, conclui Luisa Ribeiro Lopes.

Um júri independente, composto por 10 personalidades de reconhecido mérito [lista completa disponível no site do programa], está agora a analisar as candidaturas com vista à selecção dos 50 jovens portugueses que receberão apoio financeiro para a continuação dos seus estudos.

De acordo com a Pordata, um total de 87 733 alunos formou-se em Portugal durante 2020, um aumento de cerca de 61% face a 2000. No entanto, a percentagem de diplomados do ensino superior em Portugal na área das TIC é uma das mais baixas entre os países da OCDE e parceiros com dados disponíveis.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.