Amorim Champcork usa sistema de alarme e monitorização da TWIG

Notícias Segurança no Trabalho

A Amorim Champcork utiliza sistema de alarme e monitorização dedicado para trabalhadores solitários, desenvolvido e fabricado pela TWIG e comercializado em Portugal pela Tecniquitel.

Segundo a informação divulgada pela Tecniquitel no seu site, na madrugada de 21 de Setembro de 2020, “um trabalhador da Amorim Champcork estava a executar um serviço técnico no silo de uma caldeira quando caiu inesperadamente da altura de 1m e ficou imobilizado”.

Como aponta, “devido ao facto de o funcionário ferido estar a usar”, o referido sistema, “rapidamente o vigilante que se encontrava na portaria foi notificado da situação, estabelecendo contacto com o trabalhador”. Posteriormente, o vigilante contactou um dos socorristas da unidade que foi até ao local.

Segundo a empresa este é um exemplo pratico de como este sistema “pode salvar vidas, nomeadamente o terminal alarme pessoal protector pro, assim como outros equipamentos de tracking”.

Como salienta a empresa, os empregadores, por força da legislação em vigor, têm “como responsabilidade e dever prever e provisionarem os trabalhadores solitários com os meios apropriados para mobilizarem o socorro de que necessitem em caso de emergência, decorra esta de um estado de patologia aguda, acidente de trabalho ou mesmo assédio, situações cada vez mais potenciadas pelo envelhecimento da população e destruturação da sociedade”.

Todas as tarefas profissionais, como refere, “estão obrigatoriamente sujeitas a uma avaliação prévia de riscos e, desde que estas sejam executadas de forma solitária, é requerido um dispositivo de alarme dedicado e devidamente aprovado para protecção e monitorização do trabalhador, por opção da companhia de um colega, uma condição que duplica os custos e cada vez mais difícil de garantir dada a exponencial redução da população activa”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub