Movimentação de cargas ATEX: Linde tem novos equipamentos estreitos à prova de explosão

Notícias Produtos

O transporte de material em espaços apertados é um desafio diário para muitas empresas- ainda mais quando se tem de ter em conta as condições de protecção contra explosões.

A Linde Material Handling acaba de anunciar que tem “soluções de transporte adequadas para todas as aplicações ATEX e apresenta agora veículos compactos de alto desempenho com um elevado nível de conforto operacional para utilização em ambientes fechados”.

Representando uma alternativa aos empilhadores, os porta-paletes Linde T20-30 EX, disponíveis com ou sem plataforma, e os stackers contrapesados Linde L06-L16 AC EX podem aser integrados no sistema de gestão de frotas Linde com controlo de acesso e monotorização de danos.

Os operadores de empilhadores das indústrias química e farmacêutica, da biotecnologia e cosmética, da indústria alimentar e de bebidas, e do sector logístico estão familiarizados com o problema: em muitos ambientes de produção e armazenamento com opções de expansão limitadas, o espaço é muitas vezes apertado.

“Cada centímetro conta quando se trata de transporte de mercadorias, operações de recolha e armazenamento. Os condutores necessitam de veículos particularmente ágeis, fáceis de manobrar e de utilizar nestas condições. Afinal, os materiais perigosos devem ser sempre manuseados de forma segura e fiável”, evidencia Elke Karnarski, Gestora de Produtos Ex-Proof Trucks & Retrofit Solutions.

É aqui que entram os novos equipamentos estreitos e à prova de explosão da Linde MH.

Ao oferecer capacidades de carga de 2.0, 2.5 e 3.0 toneladas, os porta-paletes Linde T20-30 EX distinguem-se pela sua compacidade e chassis de 720 milímetros de largura.

“As suas dimensões permanecem dentro do contorno da palete – resultando numa boa manobrabilidade, que é significativamente suportada pela direção assistida”.

Os veículos são concebidos para operações de recolha e armazenamento, bem como transporte de material de curto e médio curso nas zonas ATEX 1/21 e 2/22.

As medidas de protecção contra explosões correspondentes incluem protecção contra faíscas eléctricas e mecânicas, monitorização contínua da temperatura de todos os componentes relevantes, e precauções para evitar a carga electroestática.

Compacto, mas ergonómico

Na versão T20-25 AP EX com plataforma dobrável, os porta-paletes funcionam como um local de trabalho ergonómico para o transporte de mercadorias a médias e longas distâncias, refere a empresa.

“A plataforma e a protecção são acolchoadas de forma suave”. A plataforma “é fixada de forma fiável em ambas as posições, permitindo ao condutor manter-se firme e seguro sobre o tapete de pés dissipador”.

A protecção dobrável mantém-no dentro dos contornos do chassis – o pré-requisito para uma maior produtividade. A plataforma e o timão são desacoplados do chassis, o que reduz as vibrações sentidas pelo operador.

Ao mesmo tempo, o operador “tem sempre uma excelente visão da carga e do ambiente, mesmo em ambientes de trabalho apertados e exigentes”.

Acima de tudo, refere a empresa em comunicado, “a direcção eléctrica com o timão montado baixo garante conforto de funcionamento e o manuseamento seguro do veículo”.

O visor multifunções “fornece informações claras sobre parâmetros importantes do veículo – tais como a próxima data de manutenção ou o nível de carga da bateria.”

A aplicação EX Monitoring da Linde monitoriza todos os factores relevantes para a segurança, tais como temperatura, resistência, tensão e desgaste, e o operador recebe recomendações específicas sobre as acções a tomar para garantir um funcionamento seguro e fiável do veículo à prova de explosão.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.