Mundial 2022: a Johnson Controls premia a Intaleq pela implementação de tecnologia inovadora nos estádios

Lazer e Desporto Notícias Segurança Electrónica

A ferramenta digital liga os oito estádios do Campeonato do Mundo, alimentados pela Johnson Controls OpenBlue e Microsoft Azure. Espera-se que a consciência situacional em tempo real e a gestão de incidentes crie um dos eventos mais seguros da história do Campeonato do Mundo, resolvendo incidentes significativamente mais depressa do que uma solução tradicional.

A Johnson Controls anunciou que a Intaleq, um fornecedor de soluções e serviços para a indústria do desporto e entretenimento sedeado no Qatar, é o mais recente vencedor do OpenBlue Pioneers Award. Premiada pela criação de um revolucionário centro de comando digital inteligente e ligado, a Intaleq demonstrou uma compreensão do potencial da transformação digital ao impulsionar as tecnologias ligadas e o seu compromisso comum com a inovação. A Johnson Controls trabalhou em estreita colaboração com a Microsoft e a Intaleq para dar vida a esta nova solução digital para o Campeonato Mundial de Futebol do Qatar 2022.

Alimentada pela plataforma digital OpenBlue da Johnson Controls e pelo Microsoft Azure, a nova solução “é pioneira numa solução única de estádio inteligente, transformando oito recintos do Campeonato do Mundo num espaço digital ligado”.

As vendas de bilhetes aproximam-se dos 3 milhões para 1,2 milhões de visitantes, o equivalente a quase metade da população do Qatar.

Ao permitir um centro de comando e controlo digital para o Campeonato do Mundo de 2022, a equipa tem uma visibilidade sem precedentes nas operações dos oito estádios de futebol de Doha.

Cada estádio tem um “gémeo digital 3D”, um modelo digital interactivo que fornece informação ao vivo sobre segurança, conforto e sustentabilidade a uma equipa de peritos no centro de comando. O OpenBlue reúne dados de dispositivos e sistemas de última geração, harmoniza a informação e proporciona uma experiência fácil para o operador avaliar situações, tais como identificar quando uma questão de segurança tem o potencial de afectar fãs e jogadores, ou como o tamanho da multidão e as alterações climáticas podem afectar a eficiência energética e as condições de jogo.

“Estamos a mudar a forma como gerimos a segurança, conforto e inteligência dinâmica nos estádios desportivos e a abraçar a inovação digital”, disse Abdulaziz Al Mahmoud, Presidente da Intaleq, “Estamos encantados por receber este prémio e por continuar o nosso trabalho com a Johnson Controls e a Microsoft, uma vez que esta nova tecnologia mantém os adeptos, o pessoal e os jogadores seguros para o maior evento desportivo do mundo, o Campeonato do Mundo de 2022”.

“Antes do desenvolvimento desta nova solução digital, os eventos desportivos de grande escala dependiam de múltiplos sistemas e operadores para analisar dados e colaborar em silos”, diz a empresa. As respostas aos incidentes “foram menos eficientes e exigiram muito mais tempo, esforço e recursos”. Agora, “o gémeo digital e centro de comando unificado permite uma visão em tempo real dos estádios, monitorização interactiva, comando e controlo remoto, mais informação sobre alarmes e eventos, e a capacidade de resolver um incidente muito mais rapidamente do que uma solução tradicional de comando e controlo”. Além disso, uma ferramenta de automatização do fluxo de trabalho ajuda os utilizadores a automatizar os procedimentos operacionais padrão, permitindo-lhes operar os seus estádios com maior facilidade.

“A Intaleq e a criação da primeira plataforma digital do seu género é uma incrível prova do poder da parceria e está a mudar a forma como o mundo vê a aplicação da inteligência artificial para optimizar a gestão dos estádios”, disse Rodney Clark, vice-presidente e director comercial da Johnson Controls. “Temos a honra de apresentar à Intaleq o prémio OpenBlue pela sua liderança na transformação digital para criar edifícios mais inteligentes, mais seguros e mais sustentáveis”.

Os gémeos digitais, que são réplicas digitais de entidades físicas, permitem uma análise profunda dos dados e o potencial de monitorizar sistemas para mitigar riscos, gerir problemas e utilizar simulações para testar soluções futuras. A utilização de gémeos digitais desempenha um papel importante ao ajudar os operadores de edifícios a encontrar a causa raiz dos problemas e a resolvê-los mais rapidamente, e pode apoiar os protocolos de segurança da COVID-19, bem como ajudar os operadores de edifícios a aumentar a eficiência energética.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..