Securitas fecha acordo com Veesion em Espanha

Notícias Retalho

A Securitas estabeleceu um acordo com a Veesion para implementar em Espanha o primeiro sistema de inteligência artificial (IA) que detecta furtos em tempo real com base no reconhecimento de certos gestos.

De acordo com dados apresentados no Congresso AECOC, o furto em lojas representa cerca de 1,8 mil milhões de euros para os retalhistas espanhóis. Embora o furto em lojas comerciais seja responsável por 63% de todos os crimes cometidos no sector retalhista em Espanha, apenas 5% são detectados.

Em resposta a este problema, Veesion, empresa dedicada a sistemas anti-roubo baseados em inteligência artificial através da detecção de gestos suspeitos, chegou a Espanha com a Securitas para implementar um sistema de IA baseado na análise de gestos e aprendizagem activa.

Com a ajuda da tecnologia comportamentos suspeitos podem ser automaticamente detectados através da aplicação de modelos de inteligência artificial nas câmaras de segurança instaladas nos estabelecimentos.

“Conhecemos muito bem o problema do furto em lojas através da nossa vertical especializada de retalho. Graças ao nosso acordo com a Veesion, a esta especialização e ao nosso compromisso permanente com a tecnologia, poderemos oferecer aos nossos clientes deste sector uma solução para responder a este desafio de uma forma rentável, eficaz e operacional, contribuindo assim para a continuidade dos seus negócios”, explica Pablo Pacios, Director Comercial de Segurança Electrónica da Securitas Seguridad España.

Pablo Blanco, director da Veesion em Espanha, afirma: “Graças ao nosso sistema, estamos actualmente a ajudar mais de 2.000 lojas e supermercados em todo o mundo a reduzir a sua retracção numa média de 60%.
O sistema identifica potenciais shoplifters e analisa-os individualmente utilizando uma aprendizagem profunda com um método de rastreio abrangente que se concentra tanto nos movimentos gerais como nos gestos do suspeito.

Desta forma, é desencadeado um aviso quando é identificada uma acção suspeita de roubo, permitindo ao pessoal de segurança ou à pessoa responsável agir a tempo.
A solução pode ser adaptada a qualquer tipo de negócio, desde pequenas lojas com um número limitado de câmaras a grandes lojas com sistemas complexos de videovigilância.

Esta tecnologia assegura a protecção da identidade das pessoas, analisando apenas gestos e não as características físicas ou fisiológicas dos indivíduos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.