Ameaças de Cibersegurança Fast-Forward 2030

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Quais são as TOP 10 ameaças emergentes de ciber-segurança? A Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) identificou e classificou as 10 principais ameaças de cibersegurança a emergir até 2030, depois de se ter envolvido num exercício de previsão de 8 meses. Com o apoio do Grupo de Peritos de Prospectiva da ENISA, da Rede CSIRTs e dos peritos CyCLONe da UE, a ENISA realizou um brainstorming num Workshop de Identificação de Ameaças para encontrar soluções para os desafios emergentes no horizonte de 2030.

– O compromisso da cadeia de abastecimento de dependências de software
-Campanhas avançadas de desinformação
-Elevação do autoritarismo/perda de privacidade da vigilância digital
-Erro humano e sistemas legados explorados dentro de ecossistemas ciberfísicos
-Ataques direccionados melhorados por dados de dispositivos inteligentes
-Falta de análise e controlo de infra-estruturas e objectos baseados no espaço
-Ascensão das ameaças híbridas avançadas
-Falta de competências
-Prestadores de serviços TIC transfronteiriços como um único ponto de falha
-Abuso de inteligência artificial

O Director Executivo da ENISA, Juhan Lepassaar declarou: “A atenuação dos riscos futuros não pode ser adiada ou evitada. É por isso que qualquer visão sobre o futuro é o nosso melhor plano de seguros. Como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. É nossa responsabilidade tomar antecipadamente todas as medidas possíveis para assegurar o aumento da nossa resiliência ao longo dos anos para uma melhor paisagem de cibersegurança em 2030 e mais além”.

O exercício mostra que as ameaças identificadas e classificadas são extremamente diversificadas e continuam a incluir as mais relevantes actualmente.

O que aprendemos é que as ameaças actuais continuarão por enfrentar, uma vez que terão mudado de carácter. Observamos também que o aumento das dependências e a popularização das novas tecnologias são factores essenciais que impulsionam as mudanças. Tais factores aumentam a complexidade do exercício e, assim, tornam a nossa compreensão das ameaças ainda mais difícil.

A análise prospectiva é um instrumento essencial para avaliar a forma como as ameaças são susceptíveis de evoluir. As conclusões deste exercício destinam-se a servir de incentivo à tomada de medidas.

Infografico em inglês disponível aqui.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.