INEGI é parceiro em projecto europeu focado na melhoria da segurança e saúde no trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

O INEGI anunciou recentemente que é parceiro de um novo projecto europeu que vai levar tecnologias 4.0 à indústria, num esforço por melhorar a saúde e segurança no trabalho e evitar acidentes com equipamentos de fabrico.

O consórcio vai lançar um projecto piloto com 10 empresas, que terão acesso a tecnologias de ponta, e apoio e mentoria para suportar a integração de sistemas e potenciar a aceitação dos futuros utilizadores. As candidaturas estão abertas, até 15 de Maio de 2023, no website do projecto.

Robótica, automação, e inteligência artificial são algumas das tecnologias que vão ajudar os trabalhadores, no seu dia-a-dia, a operar com mais segurança, bem-estar e maior produtividade.

“Estas tecnologias podem tornar os equipamentos produtivos mais seguros e fáceis de operar, e até automatizar por completo tarefas repetitivas ou perigosas”, explica Sílvia Esteves, responsável pelo projecto no INEGI.

De igual forma, o consórcio quer “potenciar uma maior aceitação de sistemas colaborativos humano-computador em ambientes produtivos, pelo que vai criar estratégias para combater a sobrecarga cognitiva e a fadiga digital”.

Este projecto vem dar resposta a uma preocupação da Comissão Europeia, que tem a saúde e segurança no trabalho como prioridade, já que os números pintam um cenário lamentável. De acordo com dados da Eurostat, em 2020, registaram-se 3355 acidentes mortais e 2,7 milhões de acidentes que resultaram em ferimentos graves e ligeiros. O sector industrial é o 2º sector com mais ocorrências, e Portugal está em 6ª posição entre os países com mais acidentes.

O projeto EARASHI – Embodied AI/Robotics Applications for a Safe, Human-oriented Industry conta com 12 parceiros e é cofinanciado ao abrigo do HORIZON EUROPE, o programa de investigação e inovação da União Europeia.

A EARASHI, Embodied AI/Robotics Applications for a Safe, Human-oriented Industry, lançará dois convites abertos (Fevereiro e Setembro de 2023) para seleccionar 10 projectos, distribuindo 2 milhões de euros entre eles.

Serão desenvolvidos projectos de demonstração de I&D que visem desafios EARASHI para atingir o Nível de Prontidão Tecnológica (TRL) 7, a partir de TRL 4-5, seguindo uma abordagem baseada na concorrência.

Os projectos de demonstração responderão a um dos desafios do EARASHI e abordarão o âmbito geral do EARASHI:

-Apoiar a indústria na adopção de tecnologias eco-responsáveis digitais avançadas (em particular IA, Dados e Robótica)
-Apoiar os trabalhadores nas suas actividades diárias e melhorar as suas condições de trabalho (segurança, saúde e bem-estar) levando a um aumento da produtividade
-Adoptar uma abordagem centrada no trabalhador, considerando o bem-estar e saúde do trabalhador no trabalho (por exemplo, MSD e stress), metodologia de pensamento de concepção de máquinas de produção, aceitação do trabalhador e Ética


Espera-se que os projectos concedidos tenham impacto no projecto:

-Diminuição do número de trabalhadores que sentem stress no trabalho / número de acidentes no trabalho / número de trabalhadores que já sofrem de DMS
-Aumento do número de utilizadores de ROS (ROS=Robot Operating System )
Melhoria da confiança na IA, Dados e Robótica (implementação de ADR no fabrico)
-Reequipamento e remodelação de máquinas
-Implementação de uma abordagem de ecodesign
-Processos de desmantelamento padronizados, fáceis e não perigosos encurtados em tempo e custos

Espera-se que os produtos dos projectos concedidos tenham potencial de mercado e atinjam a comercialização como resultado do projecto.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..