Os incidentes de alto impacto e baixa frequência (HiLo) no mar são notoriamente difíceis de prever e as suas consequências são desastrosas para os navios, as tripulações, as economias e os ecossistemas.
A gestão de riscos marítimos HiLo começou como uma iniciativa conjunta entre a Shell Shipping and Maritime, a Maersk Tankers A/S e a Fundação Lloyd’s Register, reunindo os principais intervenientes do sector marítimo e offshore para fomentar uma abordagem alternativa à segurança que possa evitar a perda de vidas e de navios no mar.
Combinando vastos conjuntos de dados com modelação preditiva, o HiLo interliga acidentes passados, presentes e futuros, eventos principais e eventos indesejados, para calcular e classificar a probabilidade de risco. A adopção desta perspectiva proactiva – e não reactiva – garante que as catástrofes iminentes sejam identificadas antecipadamente e minimizadas no futuro.
Imaginando a viagem de um navio que navega nas condições voláteis e incertas do oceano, este trabalho justapõe as rotinas diárias da tripulação com um sistema de monitorização holístico que analisa continuamente os potenciais riscos a bordo. O modelo de painel de controlo preditivo utiliza informações dos vários departamentos do navio para antecipar e notificar a tripulação quando pode ocorrer uma potencial catástrofe.
Credits: Matthew Edgson (Superflux) in collaboration with Dimitris Papadimitriou + Michele Vannoni (Pentaprism) and Sam Conran