A Microsoft lançou o Microsoft Security Copilot, uma ferramenta de cibersegurança que combina a inteligência de ameaças da tecnológica com a próxima geração de Inteligência Artificial (IA).
O Security Copilot foi projectado para ajudar os profissionais de segurança a identificar, responder e prevenir rapidamente a ameaças cibernéticas, através de um assistente de IA “fácil de utilizar”.
De acordo com Paula Fernandes, Security Business Group Lead na Microsoft Portugal: ”Actualmente, os profissionais de cibersegurança lutam contra hackers implacáveis e ataques sofisticados. Neste cenário, devemos investir tanto em pessoas como tecnologia, capacitando-as com as ferramentas necessárias para tornar o mundo num lugar mais seguro. Com o lançamento do Security Copilot, o primeiro produto de segurança IA generativa, pretendemos ajudar os profissionais na defesa dos ataques à velocidade e à escala que a IA já permite.”
Com 1.287 ataques de palavras-passe por segundo, ferramentas e infraestruturas fragmentadas não são suficientes.
Enquanto os ataques aumentaram 67% nos últimos 5 anos, a indústria de segurança não conseguiu contratar profissionais suficientes para acompanhar o ritmo. Este contexto leva à sobrecarga dos profissionais, que se deparam com um grande volume de ataques dissimulados em expansão.
O Security Copilot simplificará assim o trabalho das equipas de segurança e amplificará as capacidades dos profissionais, apoiando-os na identificação de actividades maliciosas, ajudando a correlacionar e a resumir dados dos ataques, disponibilizando recomendações para acções de mitigação e prevenção de ameaças em tempo real.
Aprendizagem contínua para reforçar a experiência das equipas de segurança
O Security Copilot aprenderá e melhorará continuamente para assegurar que as equipas de segurança estão a operar com os mais recentes dados sobre os atacantes, as suas tácticas, técnicas e procedimentos. A ferramenta proporcionará acesso contínuo aos modelos OpenAI mais avançados para apoiar tarefas e aplicações de segurança exigentes. A sua visibilidade sobre as ameaças será potenciada pelos dados de segurança das organizações, bem como pela vasta análise de ameaças da Microsoft.
Registe-se na newsletter da Security Magazine e receba no seu email notícias como esta.