Furtos no retalho britânico aumentam 27%

Notícias Retalho

Com a criminalidade no comércio retalhista a aumentar em todo o Reino Unido, o British Retail Consortium (BRC) escreveu aos Presidentes de Câmara e aos Comissários da Polícia e da Criminalidade de todo o Reino Unido para lhes pedir que façam mais para proteger os trabalhadores do comércio retalhista.

A nova investigação do BRC revela que os incidentes de furto aumentaram 27% em dez das maiores cidades do Reino Unido, sendo que nalgumas cidades esse aumento chega a 68%. A natureza destes crimes alterou-se, com os criminosos a tornarem-se mais ousados e muitos retalhistas a comunicarem o aumento das ligações a actividades do crime organizado.

Isto baseia-se nas conclusões do mais recente inquérito sobre criminalidade do BRC, que revelou que os incidentes de violência e abuso contra empregados do comércio retalhista quase duplicaram em relação aos níveis anteriores à pandemia.

Os incidentes, que incluem abuso racial e sexual, agressão física e ameaças com armas, aumentaram do máximo pré-Covid de mais de 450 por dia em 2019/20, para mais de 850 por dia no ano passado.

“Para resolver este problema, precisamos de ação. Precisamos que os governos locais em todo o país garantam que o crime de retalho seja uma prioridade clara nas estratégias locais de policiamento. Esta prioridade deve ser apoiada pelos recursos necessários para combater eficazmente a criminalidade a retalho”.

A BRC há muito que faz campanha por um crime autónomo para a violência contra os trabalhadores do comércio a retalho e, em 2022, ajudou a garantir uma alteração à Lei da Polícia, do Crime, das Penas e dos Tribunais para proteger os trabalhadores do comércio a retalho. O BRC está agora a apelar ao governo do Reino Unido para melhorar os relatórios sobre a alteração, para melhor compreender o seu impacto.