Novos Desafios da Segurança – Automatização de Armazéns

Conteúdo Patrocinado Notícias Opinião Segurança no Trabalho

À semelhança de outros sectores da economia, a logística enfrenta atualmente a necessidade premente de repensar e adaptar os seus modelos de negócio e processos para fazer face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A rapidez da resposta, a gestão de grandes volumes de dados e a necessidade de decisões rápidas e complexas têm impulsionado a procura por soluções tecnológicas inovadoras como a automatização. Os armazéns estão a transformar-se em ambientes controlados, onde equipamentos robotizados e sistemas inteligentes realizam um conjunto diversificado de tarefas, desde a movimentação de mercadorias até à embalagem e distribuição. A utilização de soluções de automatização como sistemas de transporte sem condutor, armazéns automáticos de peças pequenas e paletes ou a gestão do armazém recorrendo ao software WMS (Warehouse Management System) são hoje uma realidade em muitas empresas, proporcionando ganhos de produtividade expressivos.

De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho a procura por sistemas robotizados na logística cresceu 45% em 2021, em comparação com 2020.

Embora a introdução destas novas tecnologias acarrete vantagens significativas em termos de agilidade e eficiência dos processos, um dos aspetos mais críticos a serem considerados é a segurança dos trabalhadores neste contexto.

A automatização traz consigo um conjunto complexo de desafios e questões que são importantes considerar relativamente à qualidade do trabalho. Neste contexto é importante equacionar o impacto destas soluções tecnológicas na segurança e bem-estar dos colaboradores.

Sobre o ponto de vista da segurança ocupacional, a automatização pode ser considerada uma oportunidade para melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores.

A diminuição do contacto humano com tarefas que representam um risco significativo é um dos principais benefícios da automatização de armazéns. Os equipamentos automatizados são projetados para executar tarefas repetitivas, com carga elevada ou de alto risco, diminuindo a exposição dos colaboradores a situações potencialmente perigosas, como trabalhar sobre temperaturas extremas ou com substâncias perigosas. Isto permite não só ter um ambiente de trabalho mais seguro, como possibilita que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor acrescentado.

Outro dos aspetos mais relevantes e significativos da automatização dos armazéns é a redução do erro humano. As tarefas são realizadas com mais precisão, eliminando erros que se poderiam traduzir em acidentes ou falhas operacionais. Para além de proteger os colaboradores, estas tecnologias proporcionam também a melhoria da eficiência dos processos e da qualidade das operações.

Contudo, a implementação bem-sucedida da automatização em armazéns exige uma visão integral dos processos existentes em termos de segurança. É necessário garantir que os trabalhadores possuam o conhecimento e as competências necessárias para coexistir de maneira segura com máquinas e equipamentos robotizados. A formação deve ser uma prioridade, não apenas para garantir que os operadores compreendam como interagir com as tecnologias, mas também para capacitá-los a tomar decisões informadas em situações inesperadas.

Existem ainda outros desafios que devem ser considerados, particularmente no que diz respeito à saúde mental, como o isolamento, a falta de interação com os colegas, a carga cognitiva ou a desqualificação dos empregos, correspondendo todos esses aspetos a riscos psicossociais conhecidos.

A automatização de armazéns não pode ser apenas encarada sobre a perspetiva da melhoria da eficiência e produtividade dos processos de uma empresa, mas também como um compromisso com a segurança dos colaboradores. Ao permitir minimizar os riscos, reduzir erros e criar um ambiente onde as atividades perigosas são realizadas por máquinas, não por pessoas, promove um local de trabalho mais seguro. Contudo, para que a implementação da automatização seja bem-sucedida é necessário identificar e abordar proactivamente os desafios de segurança inerentes a esta nova realidade.
À medida que avançamos para um futuro onde as soluções automatizadas estão cada vez mais presentes no nosso local de trabalho, é imprescindível recordar que a segurança é um valor inegociável. Aliar a tecnologia e a segurança é a chave para capacitar as empresas e torná-las mais eficientes, produtivas e competitivas.

Artigo produzido por Jungheinrich