Portuguesa Lavoro marca presença em feira na Alemanha

Equipamento de protecção individual Notícias Segurança no Trabalho

A Lavoro estará, a partir de amanhã, na feira A+A, em Dusseldorf, na Alemanha, até sexta-feira, 27 de Outubro. A empresa portuguesa produtora de calçado profissional apresenta-se, aos viajantes de todo o mundo, com um novo posicionamento, de compromisso com o calçado profissional do futuro, e, para isso, revela diversas inovações, na fronteira da ficção científica.

A gama SpaceTrip é a principal aposta no quadro desta mensagem empresarial que explora a conquista do espaço. Em sapato ou em bota, o seu design de linhas futuristas é favorecido pelo processo Super Critcal Foam, a tecnologia para produção de solas, que representa uma revolução na engenharia de calçado profissional.

“Com melhor desempenho mecânico, leveza e melhor retorno de energia, a sola Space Grip, produzida com essa tecnologia inovadora, é responsiva, proporciona um efeito de mola a cada passo, garante dispersão uniforme das forças de impacto durante a marcha, excelente absorção de choques, estabilidade e uma redução da fadiga no dia-a-dia laboral”, refere a empresa em comunicado.

Esta espuma da sola Space Grip é formada pela conflagração resultante da combinação de fluído supercrítico (um gás, nitrogénio, por exemplo, exposto a condições de alta pressão e temperatura) e material polimérico, TPU. É uma espuma com estrutura microcelular fina, extremamente uniforme, que proporciona uma combinação perfeita de desempenho, conforto e sustentabilidade: composição com ar, 100% reciclável, menos 80% de consumo de material, sem adição de químicos, menor consumo de energia, menor desperdício, menor emissão de C02.

A par da gama SpaceTrip, a Lavoro exporá, na A+A, ainda três das principais missões que tem desenvolvido no último ano e que representam inovações capazes de revolucionar o calçado profissional.

Augmanity – Augmented Humanity

Em parceria com a BOSCH, a Universidade de Aveiro e o Centi, este projecto permitiu a produção de um modelo de calçado profissional que incorpora componentes electrónicos para monitorização das pressões plantares; que favorece a activação da circulação arterial, venosa e linfática e o bem-estar do utilizador final. Tem ainda associado um sistema de detecção de quedas.

Science DiabetICC Footwear

Calçado terapêutico com materiais inteligentes adaptados à condição do pé diabético, com monitorização de parâmetros clínicos. Visa prevenir lesões do membro inferior e evitar amputações.

Diferença anatómicas entre mulher e homem

Com o aumento do número de mulheres em profissões técnicas, tornou-se evidente que não basta produzir calçado profissional com tamanhos reduzidos. Com o contributo do Spodos, departamento da Lavoro especializado em podologia e biomedicina, a Lavoro procurou perceber as diferenças na anatomia entre os pés feminino e masculino, bem como a sua influência na postura corporal, de forma a reinventar o calçado profissional para mulheres: opções elegantes, de maior estabilidade e que se ajustam morfologicamente.

«Os cuidados com a saúde e as aptidões físicas dos colaboradores são, cada vez mais, estruturantes na gestão das linhas de produção/montagem das mais diversas indústrias. Por isso, no curto prazo não será de estranhar que o calçado profissional incorpore soluções tecnológicas que avaliem e cuidem da saúde e do bem-estar dos seus utilizadores, sobretudo daqueles com patologias identificadas», justifica Teofilo Leite, administrador da ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, SA, que detém a marcar Lavoro.

A marca Lavoro pertence à ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, SA, que a partir de Guimarães lidera a produção portuguesa de calçado profissional para os mais diversos ambientes de trabalho. Da indústria à floresta, com passagem pela logística, bombeiros, forças de segurança e militarizadas. A empresa, que fatura 20 milhões de euros/ano, tem em curso um investimento de 5 milhões de euros, focado na renovação e ampliação das instalações, na produção com energia fotovoltaica, na robotização, no corte digital, na costura automática e na injeção robotizada com reciclagem de materiais.