NOS renova data center na Madeira

Notícias

A NOS Madeira renovou integralmente o seu data center, no Funchal, Madeira, num investimento de 500.000 euros. A infra-estrutura permite fortalecer o suporte ao negócio da operadora, nomeadamente nas áreas de Cloud e serviços associados na Região Autónoma da Madeira.

A requalificação da nova infra-estrutura envolveu uma equipa de 50 profissionais, num trabalho efectuado ao longo de 6 meses. Ao longo deste período foram migrados quase 950 equipamentos.

O mais recente Data Center da NOS Madeira substitui uma infra-estrutura com quase três décadas e insere-se no investimento da empresa para aumentar a capacidade e a fiabilidade dos serviços prestados aos clientes da Madeira, reforçando a entrega de novas soluções ao mercado empresarial e particular, e respondendo às necessidades da sociedade digital, presentes e futuras.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “a partir de hoje, as empresas e os clientes particulares na Madeira têm ao dispor um dos mais modernos e eficientes Data Center em Portugal, integralmente preparado para os desafios do futuro, como é o caso do 5G. Esta nova infra-estrutura sublinha o forte compromisso da NOS com a Região, e acrescenta mais soluções, capacidade e segurança no serviço aos clientes na Madeira”.

O parque de Data Centers da NOS é objecto de investimento contínuo por parte da operadora, representando cerca de 10 milhões de euros anuais. Com esta nova infra-estrutura, a NOS passa a contar, na Madeira, com uma área total acumulada de 300 m2 de salas técnicas e de alojamento distribuídos por dois Data Centers na Região, elevando assim para 3487 m2 a capacidade instalada da NOS distribuída por sete Data Centers em todo o território nacional.


Sobre o novo Data Center NOS na Madeira

Distribuído ao longo de seis salas, o Data Center é suportado em duas infraestruturas independentes de energia para uma resiliência acrescida, complementada por 1 gerador de emergência e 2 sistemas independentes de ups e 2 sistemas independentes de DC, que permitem um consumo até 400Kw de potência.

A climatização é assegurada por infraestrutura central com corredores frios e sistemas In-Row redundantes.

O sistema de rede é composto por quatro redes, duas de serviço, dedicadas à transmissão de serviços de cliente, uma rede de laboratório, sobre a qual são testadas novas soluções e procedimentos e a uma rede de gestão out-of-band dedicada ao acesso e configuração de equipamentos.

A nova infraestrutura integra 31 Km de fibra óptica entre bastidores técnicos, assim como 12 Km de cabo Ethernet. No âmbito da construção do novo Data Center foram passados 7.000 metros de cabo coaxial, 2.500 metros de cabo elétrico e usados 350 metros de esteiras.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.