Junta de Freguesia de Alvalade reforça cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Junta de Freguesia de Alvalade, Lisboa, adquiriu novas competências através de Recursos Humanos, Financeiros e Património, passando então a desenvolver um trabalho focado nas pessoas, educação e ação social, gestão de território, urbanismo, cultura, desporto, entre outros.

Segundo a informação divulgada pela Inovflow no seu site, aquela junta apostou no Sophos Managed Detection and Response. “Com cada vez mais entidades públicas a sofrer ciberataques, a nossa preocupação foi crescendo gradualmente, o que nos obrigou a procurar soluções que nos conseguissem ajudar na mitigação das ameaças”, refere Daniel Pereira, especialista de sistemas e tecnologias de informação. Como refere, “cientes do impacto de um ciberataque e que, a nossa equipa de IT teria de estar dedicada a temas práticos do dia-a-dia organizacional, procuramos uma externalização de competências para nos apoiar no combate ao cibercrime”.

“A Inovflow sugeriu-nos o Sophos MDR, um serviço que nos permite ter controlo e consciência do que se passa dentro da nossa organização, ao mesmo tempo que nos descansa por termos profissionais altamente competentes e especializados a monitorizar, neutralizar e mitigar as ameaças”.

“Até ao momento, ganhamos sem dúvida uma maior percepção das ameaças existentes. Também no on boarding da implementação deste serviço tivemos uma avaliação do estado da segurança na infraestrutura da Junta da Freguesia, o que nos permitiu desenvolver um conjunto de medidas para corrigir vulnerabilidades e construir um caminho em conjunto com a equipa, para iniciar este serviço com total segurança”, avança o responsável.

Como refere, “temos uma equipa 24/7/365 totalmente disponível, com uma resposta de minutos na detecção, análise e resolução de qualquer suspeita de ameaça. Também neste momento a equipa de IT tem efectivamente um maior foco no trabalho do dia-a-dia, libertando a temática vital que é a cibersegurança”.