IA, Cloud e sustentabilidade marcam tendências na videovigilância

Notícias

A Hanwha Vision anunciou a previsão para 2024 das principais tendências no sector da videovigilância. O mundo da videovigilância evoluiu rapidamente na última década à medida que a tecnologia foi melhorando. Simultaneamente, a indústria ganhou novas oportunidades de crescimento através da comercialização vigorosa de produtos e serviços com inovações de ponta, como IA e tecnologia de nuvem.

Os sistemas de videovigilância já não servem apenas para gravar imagens, mas tornaram-se uma ferramenta essencial para as empresas de todo o mundo melhorarem as operações, aumentarem a produtividade e reforçarem a segurança.

01
As soluções de segurança transformam-se em factores de mudança para as empresas com IA
A integração de câmaras de segurança e IA tem sido um tópico importante na indústria de videovigilância recentemente. Especialmente em 2023, a indústria de videovigilância adoptou prontamente a tecnologia de IA como um novo padrão de operação, com uma adopção generalizada em todas as indústrias à medida que o desenvolvimento da IA acelera.

A Hanwha Vision previu que, até 2024, a implementação da IA aceleraria para fornecer informações de dados além da pós-resposta e da pré-deteção, inclusive para análise de eventos/incidentes, previsão futura e outras aplicações.

A análise preditiva baseada em IA na vigilância por vídeo consiste em três grandes processos: recolha de informações de vídeo, análise exploratória de dados e modelação de situações futuras. Estes processos são utilizados em sectores como as infra-estruturas urbanas, o comércio retalhista, as fábricas, a logística e as instalações médicas, e tornam as empresas mais eficientes através da redução de custos, da optimização de processos e da melhoria da qualidade do serviço, bem como da segurança e da prevenção de acidentes.

02
O comboio acelerado da transição para a nuvem
Depois de os benefícios da transformação digital orientada para a nuvem terem sido comprovados durante a pandemia, a afinidade e a confiança dos utilizadores nos serviços baseados na nuvem aumentaram significativamente. Isto teve um enorme impacto na indústria da videovigilância, que procura ativamente serviços baseados na nuvem para utilizar eficazmente os dados e as tecnologias de ponta, como a IA, e na racionalização dos custos operacionais das empresas.

Andy Jungwoo Ryu, Diretor de Produtos da Hanwha Vision, explicou: “As empresas estão a investir cada vez mais em serviços baseados na nuvem que tiram partido dos dados de vídeo devido à tecnologia avançada de videovigilância, ao aumento dos custos de investimento inicial e às elevadas taxas de juro actuais.” E acrescentou: “É cada vez mais óbvio que um número crescente de empresas está a mudar o seu modelo de despesas de TI de CapEx para OpEx, e estas mudanças aceleram a adoção da tecnologia de nuvem.”

Dado o ambiente económico e empresarial incerto, o pré-investimento de uma abordagem no local acarreta vários factores de risco. A construção de um servidor no local que requer a previsão dos activos informáticos necessários no futuro pode sobrecarregar os orçamentos ou sofrer de capacidades informáticas limitadas, dependendo da precisão das previsões e das potenciais alterações na procura informática. As soluções baseadas na nuvem, no entanto, podem ajustar a capacidade conforme necessário e manter-se dentro do orçamento através de despesas baseadas na utilização. Muitas organizações estão a aumentar a sua eficiência de custos através de serviços em nuvem em subscrições anuais/mensais, em vez de optarem por grandes investimentos iniciais.

A Hanwha Vision assinala o aumento da procura de gestão remota de várias regiões e a diversificação de soluções integráveis baseadas na nuvem como outros factores de crescimento dos serviços de nuvem na indústria.

Em primeiro lugar, uma das razões pelas quais muitas organizações consideram optar pela nuvem é que um sistema de vigilância por vídeo baseado na nuvem não tem limites locais. A supervisão e a segurança podem ser mantidas através da nuvem em qualquer lugar do mundo, mesmo que os operadores não estejam fisicamente disponíveis. Os utilizadores podem aceder a feeds ao vivo e a vídeos gravados através de um navegador Web ou de uma aplicação móvel, mesmo quando estão em viagem.

Um sistema de videovigilância baseado na nuvem, ou VSaaS (Video Surveillance as a Service) pode tornar-se parte de um novo sistema que se adapta a qualquer organização através da integração com outras soluções baseadas na nuvem. Muitas empresas já estão a transformar a forma como utilizam os sistemas de videovigilância, integrando-os com sistemas de segurança (controlo de acesso, deteção de incêndios, gestão de edifícios, por exemplo) e ligando-os a soluções de IA/análise de dados.

03
Reunir tudo numa única câmara
O processamento e a gestão de dados simplificados com menos despesas gerais seria um sonho tornado realidade para qualquer organização. Por este motivo, as expectativas dos clientes em relação à IA de ponta, que revoluciona a forma como gerimos os dados, estão a aumentar de dia para dia.

Criada a partir da combinação da IA e da computação periférica, a IA periférica processa os dados quando estes são gerados para ajudar as organizações a obterem conhecimentos imediatos e a cumprirem os rigorosos requisitos de privacidade dos dados. As empresas podem poupar tempo e dinheiro, uma vez que grandes quantidades de dados não precisam de ser transferidas para locais de armazenamento e processamento separados.

A empresa de pesquisa de mercado Gartner prevê que, até 2025, mais de 55% de toda a análise de dados por redes neurais profundas (DNNs) ocorrerá no ponto de captura em um sistema de borda.

Para Seung In Noh, “em última análise, a maior vantagem das câmaras de IA de ponta é que a análise de vídeo ocorre no local, fornecendo informações mais rápidas para facilitar a tomada de decisões em tempo real em cenários críticos”. Acrescentou ainda: “Embora seja relativamente recente a introdução da IA de ponta na análise de vídeo, é de salientar que o número de câmaras inteligentes e com IA de ponta vendidas no mercado da vigilância por vídeo está a aumentar rapidamente.”

04
Um futuro sustentável com tecnologias mais inteligentes e mais ecológicas
Dado que as empresas são obrigadas a divulgar os ESG, são esperados esforços contínuos para o desenvolvimento sustentável, como o reforço das funções de segurança e o desenvolvimento de tecnologias ecológicas no sector da videovigilância.

Sangwon Lee, Diretor do Centro de I&D da Hanwha Vision, explicou: “À medida que as empresas enfrentam o desafio crescente do aumento do consumo de energia, estão a explorar ativamente tecnologias inovadoras para minimizar a utilização de energia nas operações das câmaras e na análise de dados. Estes avanços não só têm um impacto positivo no ambiente, como também contribuem para a poupança de custos. Essas tecnologias incluem capacidades de baixa luminosidade que permitem o reconhecimento de objectos em condições de pouca luz, ferramentas analíticas que captam imagens com base em eventos específicos e câmaras com IA de ponta que eliminam a necessidade de um servidor separado para armazenamento de vídeo e gestão/análise de eventos.”

Também estão a ser reforçados os esforços para criar um futuro sustentável com segurança contínua em resposta a ciberameaças transfronteiriças.

As câmaras de segurança fizeram muitos progressos desde os primeiros modelos de CCTV. A convergência de novas tecnologias, como a nuvem e a IA, melhorou as câmaras e os sensores que utilizamos. Paradoxalmente, a capacidade de proteger empresas e funcionários melhorou, mas a probabilidade de exposição a novas ameaças à cibersegurança também aumentou.