Comprar um sistema de segurança: cinco passos para otimizar o seu investimento

Opinião

Decidir que sistema de segurança deve adquirir exige uma análise meticulosa. Afinal de contas, os sistemas de segurança podem durar cinco anos ou mais, pelo que ponderar todos os fatores relevantes desde o primeiro momento pode permitir poupanças significativas e um melhor retorno do investimento (ROI) a longo prazo.

Embora possa parecer avassalador, há cinco passos simples que pode seguir para garantir que está a tirar o máximo partido do seu investimento. Através deles, vai conseguir escolher o sistema de segurança mais adequado para a sua organização.

  1. Escolher a câmara de acordo com o valor que traz ao sistema
    Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a fazer é responder à pergunta: “Por que estou a comprar câmaras de segurança?”. O preço e as características destes dispositivos são considerações importantes, mas, antes de começar a pesar o valor das diferentes funções oferecidas por cada câmara, é fundamental compreender o que precisa que estas façam.
    A transparência é essencial para perceber se as câmaras presentes na sua lista vão funcionar como pretende ou fornecer as provas de que necessita. Está a instalar um sistema de segurança para proteger bens num ambiente de venda ao público, para combater o roubo e a fraude? Pretende otimizar a produção e evitar tempos de paragem numa fábrica? Ou quer garantir a segurança e a proteção dos colaboradores e passageiros num ambiente de transportes públicos?
    Os sistemas de segurança podem ser utilizados de muitas formas para ajudar as organizações, desde a melhoria da segurança até à criação de valor comercial. Definir com exatidão por que está a comprar o sistema é o primeiro passo fundamental para garantir a otimização do investimento.
  2. Calcular como o dispositivo influencia o resto do sistema
    Em seguida, terá de analisar como é que a câmara escolhida afeta o resto do sistema. O armazenamento é um fator obrigatório neste cálculo: as câmaras mais baratas podem parecer apelativas, mas se a sua tecnologia de compressão se limitar a reduzir a taxa de bits para diminuir os requisitos de largura de banda e de armazenamento, a poupança é feita à custa da qualidade das imagens, pondo em risco a própria razão pela qual está a instalar o sistema.
    Por outro lado, as câmaras mais sofisticadas podem ter um custo inicial mais elevado, mas estão equipadas com algoritmos inteligentes que preservam as informações forenses relevantes com a resolução e a taxa de fotogramas totais, exigindo muito menos espaço de armazenamento. Assim, poderá recuperar o custo inicial através da redução nos valores de armazenamento dos anos seguintes.
    No entanto, esta é apenas uma parte do cálculo que tem de considerar – outra são a facilidade de instalação e a rapidez de configuração dos dispositivos e posterior adição ao sistema.
    Vale ainda a pena pensar nos acessórios de que irá necessitar para garantir que o sistema de segurança cumpre os seus objetivos. Por exemplo, se as câmaras que escolheu necessitarem de acessórios de montagem adicionais, isso terá um impacto na instalação, tornando-a mais lenta e dispendiosa do que o inicialmente previsto. Se se aperceber disso apenas no dia da instalação, há um risco significativo de atrasos em todo o projeto. Para otimizar o investimento num sistema de segurança, é importante ter uma visão completa de todos os custos, e não apenas dos dispositivos em si.
  3. Estimar o custo de utilização e exploração do sistema
    Também é importante pensar no que vai acontecer quando o sistema estiver a funcionar. Este passo é muitas vezes ignorado, pois há quem aceite os custos operacionais do sistema como custos naturais do negócio; e outros podem não pensar muito nisto se fizer parte do orçamento de outro departamento.
    No entanto, é importante que todos os decisores envolvidos na aquisição de um sistema de segurança dediquem algum tempo a refletir sobre os custos necessários para manter o sistema em funcionamento, pois é aí que surgem as maiores perdas. Embora possa não o afetar a si ou ao seu departamento diretamente, irá ter impacto na sua organização; e se a sua empresa perder dinheiro devido aos elevados custos de funcionamento do sistema, isso pode acabar por afetar também o seu orçamento.
    Como tal, considere o consumo de eletricidade, a manutenção necessária e os custos de monitorização do sistema e calcule o impacto que podem ter as diferentes câmaras na sua lista:
    • Quanta energia consomem estas câmaras durante a utilização e que impacto tal terá na sua fatura de eletricidade?
    • Que capacidade de armazenamento necessita cada uma destas câmaras e como influncia o seu consumo energético a longo prazo?
    • As câmaras oferecem alguma funcionalidade inteligente que reduza os custos globais, como soluções de analítica avançadas no edge e com deep learning para minimizar os falsos alarmes e acelerar a pesquisa forense?
    Os dispositivos que escolher vão acabar por afetar todos os custos futuros ao longo da vida útil do sistema de segurança.
  4. Prever o impacto que o sistema terá no negócio
    Após desenhar o mapa geral das implicações de custos das câmaras da sua lista, considere o resultado final: como é que o sistema vai ajudara sua empresa? Vai promover mais eficiência, reduzir os roubos, melhorar o serviço prestado aos clientes e criar um local de trabalho mais seguro para melhorar a retenção dos colaboradores?
    Em última instância, o sistema de segurança certo pode criar valor comercial para a sua organização, o que se traduz na melhoria geral dos resultados. É importante quantificar o seu impacto para que possa pesar os benefícios vs. os custos totais antes de tomar uma decisão.
    Esta análise geralmente implica a colaboração entre departamentos, assegurando que se tem em conta o panorama geral do impacto do sistema na empresa como um todo. Esta cooperação interna também abre a possibilidade de conseguir um orçamento maior e mais apoio em relação ao investimento num sistema de vigilância e suas vantagens.
  5. Tomar a melhor decisão para a sua organização
    A última etapa consiste em avaliar as informações obtidas nos passos anteriores e incluí-las na sua decisão final. Estará a avançar no caminho certo sempre que este processo lhe trouxer novos insights, quer pelo valor acrescentado do dispositivo que está a escolher, quer pelo cálculo dos custos de funcionamento associados. Desta forma, não está a fazer a simples compra de um sistema de segurança, mas a realizar um investimento para melhorar os resultados da sua organização.
    Este exercício de análise dos vários cenários associados à aquisição de diferentes dispositivos de segurança vai permitir-lhe tomar a decisão mais certa para a sua empresa. Em vez de fazer uma escolha apenas com base no custo inicial, estará a tomar uma decisão com uma visão a longo prazo e a reduzir o risco de custos imprevistos nos anos vindouros.

O melhor aliado para eleger o sistema de segurança certo
É importante salientar que não precisa de passar por todo este processo sozinho. Colocar-se estas questões também o ajuda a identificar os parceiros que estão empenhados no sucesso a longo prazo da sua organização. Assim, é fundamental encontrar o parceiro certo que trabalhará consigo nos vários cenários para encontrar o sistema que melhor funciona para si, tanto em termos de custo total de propriedade, como para gerar valor a longo prazo.

por Ricardo Marranita, Product Growth Manager, Axis Communications