Crise no Mar Vermelho afecta hubs do Mediterrâneo Oriental

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Registou-se um declínio acentuado da capacidade de escalas nos principais portos do Mediterrâneo Oriental e Central, enquanto os do Mediterrâneo Ocidental mostraram maior resistência.

Com a situação de segurança no Mar Vermelho por resolver, as companhias de navegação continuam a desviar os navios que operam entre a Ásia e a Europa através do Cabo da Boa Esperança, o que levou a um declínio acentuado da capacidade de escala nos principais portos do Mediterrâneo oriental e central, enquanto os do Mediterrâneo ocidental mostraram maior resistência.

Como explica a Drewry, após um período inicial de perda de datas de chegada, as escalas no Mediterrâneo Ocidental estabilizaram em grande medida.

Assim, enquanto o tráfego de contentores diminuiu 1,4% em termos anuais no porto de Algeciras, em Espanha, no mês de Janeiro de 2024, os volumes aumentaram 11% em termos anuais tanto em Valência como em Barcelona.

Em contrapartida, os centros do Mediterrâneo Oriental e Central registaram reduções acentuadas na capacidade média semanal dos navios durante o primeiro trimestre de 2024, variando entre 18% em Gioia Tauro e 31% no Pireu.

Em Janeiro de 2024, os volumes movimentados no terminal de contentores do Pireu diminuíram 13% em termos anuais, enquanto o tráfego no terminal de contentores do Canal do Suez diminuiu 3%.

A capacidade média semanal das escalas de navios porta-contentores nos principais portos do Mar Vermelho diminuiu consideravelmente. Embora vários transportadores continuem a servir Jeddah e King Abdullah, substituíram as escalas principais por serviços feeder mais pequenos a partir de plataformas mediterrânicas que oferecem ligações ao norte do Mar Vermelho.

Dammam, na Arábia Saudita, recebeu algumas escalas adicionais no primeiro trimestre, mas o elevado crescimento percentual deve-se, em parte, à base relativamente baixa registada no trimestre anterior.

Além disso, o porto de Colombo, no Sri Lanka, está a emergir como uma plataforma de transbordo fundamental, oferecendo aos transportadores a oportunidade de transbordar carga entre serviços que desviam através do Cabo e serviços de e para o Médio Oriente. Em particular, registou um aumento de 18% na capacidade média semanal de navios até Março.