Desde 31 de Março de 2024, todos os contentores de importação provenientes da América Latina que cheguem ao porto de Roterdão, Países Baixos, só poderão ser libertados de forma segura e fiável através da Secure Chain.
A nova abordagem operacional cria uma cadeia logística fechada que inclui apenas partes conhecidas e autorizadas. A Secure Chain faz parte de uma abordagem mais ampla adoptada pelos sectores público e privado para apresentar uma frente unida contra a criminalidade associada à droga no porto de Roterdão.
Na Secure Chain, as empresas transmitem digitalmente entre si a autorização de recolha de um contentor no terminal. Só um operador terrestre que tenha sido autorizado através da plataforma pode aceder ao terminal. A recolha de contentores através de códigos PIN, que são susceptíveis de potenciais abusos, chegará ao fim. “O tempo dos códigos PIN amplamente partilhados por correio electrónico acabou. Na Secure Chain, todas as informações necessárias para a recolha segura e fiável de um contentor são transferidas digitalmente de uma ligação para a outra”, afirma o porta-voz da Secure Chain.
Esta plataforma torna as cadeias logísticas portuárias holandesas mais resistentes a influências externas indesejadas. Para que funcione, é necessária a acção de todas as partes na cadeia logística. Esta começa com a companhia de navegação/agente marítimo e continua através do expedidor, transitário e operador terrestre (camião, comboio, transporte terrestre) até ao terminal. A Secure Chain implica uma nova abordagem operacional para todas estas partes. A Autoridade Portuária ajudou a facilitar esta cooperação no interesse de um porto seguro e resiliente.
A CMA CGM, a COSCO Shipping, a Maersk, a MSC, a ONE OOCL e a ZIM são as companhias marítimas/agentes marítimos que servem Roterdão a partir da América Latina. Estão actualmente a proceder à ligação dos seus clientes por fases. A HMM, a Yang Ming e (em breve) a Evergreen também já estão a utilizar a Secure Chain. Após os contentores de importação da América Latina, as companhias de navegação/agentes marítimos concentrar-se-ão na implementação faseada da Cadeia Segura para outros contentores de alto mar.
Cadeia de Segurança
A Secure Chain é uma iniciativa conjunta da comunidade empresarial e das autoridades para aumentar a resiliência digital dos actuais processos logísticos portuários. A libertação e recolha seguras e fiáveis de contentores de importação nos portos holandeses é uma componente importante desta iniciativa.