Fabricante de lentes HOYA sofre ciberataque

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A fabricante japonesa de lentes oftálmicas Hoya Corporation anunciou ontem que está trabalhar para restaurar os sistemas em algumas das suas fábricas após um ataque cibernético no fim de semana. O incidente ocorreu no dia 30 de Março e levou a empresa a isolar alguns dos seus servidores, o que impactou os sistemas de TI da sua sede e divisões de negócios.

“Na manhã de 30 de Março de 2024, descobrimos uma discrepância no comportamento do sistema em um dos nossos escritórios no exterior e confirmamos que havia ocorrido uma falha no sistema. Respondemos imediatamente isolando os servidores com falha”, disse a fabricante de lentes em uma notificação de incidente.

A Hoya disse que tem trabalhado com as suas divisões de negócios e investigadores forenses externos para apurar e responder o ataque. As autoridades dos países afectados foram notificadas, segundo a fabricante de lentes.

“Embora todos os efeitos, extensão e natureza do incidente continuem a ser investigados, os sistemas de algumas fábricas e o sistema de pedidos de vários produtos foram afectados”, disse a empresa.

“A empresa está a fazer todos os esforços para responder à procura dos clientes e minimizar ao máximo o impacto sobre nossos clientes”, acrescentou.

Segundo a Hoya, ainda não foi possível identificar se alguma informação confidencial ou pessoal foi comprometida no ataque. No entanto, espera-se que a investigação “leve um número considerável de dias”.

A empresa possui mais de 37 mil funcionários em 160 escritórios e subsidiárias em mais de 30 países e opera uma rede de 43 laboratórios em todo o mundo.

Em 2019, a fabricante japonesa de lentes encerrou parcialmente sua linha de produção na Tailândia após um ataque de malware. Em 2021, no entanto, a Hoya sofreu outro ataque, reivindicado pelo grupo de hackers Astro Team.

A Hoya também enviou um comunicado à Fasf (Financial Accounting Standards Foundation), organização responsável pelo desenvolvimento de padrões contábeis e supervisão dos mercados de capitais no Japão.