Onvif cria três novos grupos de trabalho

Notícias

A iniciativa de normalização global para produtos de segurança física baseados em IP, Onvif, criou três novos grupos que abordam o trabalho de normalização em conectividade na nuvem, áudio avançado e metadados.

Juntamente com os grupos de trabalho e comités existentes, a Onvif lançou novas iniciativas que representam um elevado nível de envolvimento da indústria no desenvolvimento de normas dentro da organização. Para o efeito, criou três novos grupos de trabalho, constituídos por voluntários das empresas associadas, para responder à crescente prevalência de soluções em nuvem e à utilização de metadados para análise nos sectores da segurança física e da videovigilância.

“A rápida evolução da nuvem, dos metadados e do áudio significa que são necessárias normas nestas áreas para apoiar a transição da indústria para estas novas tecnologias e abordagens, tanto agora como no futuro”, explica Leo Levit, Presidente do Comité Diretivo da ONVIF. “Encorajamos qualquer empresa membro a participar e a ajudar a moldar o futuro da normalização no mercado, especialmente agora que a ONVIF considera futuras iniciativas de perfil no controlo de acesso à nuvem, áudio na nuvem e outras aplicações IoT”.

Os grupos de trabalho são subconjuntos do Comité de Serviços Técnicos e Técnicos da ONVIF, e qualquer empresa membro da ONVIF ao nível de membro de pleno direito ou contribuinte é encorajada a participar neste trabalho. Mais de 60 representantes dos membros estão a oferecer o seu tempo para fazer parte dos cinco grupos de trabalho: Perfil de Nuvem, Metadados Semânticos, Perfil de Streaming de Áudio, Vídeo e Aprimoramento de Testes.

O grupo da cloud concentra-se no desenvolvimento de um perfil de Cloud ONVIF que permitirá a interoperabilidade de aparelhos de segurança e software de gestão de vídeo na nuvem. Centra-se na criação de conjuntos de testes para abordar os principais casos de utilização relacionados com a transmissão de vídeo para a nuvem, bem como a gravação para o armazenamento na nuvem.

Os metadados semânticos visam definir uma norma ONVIF para metadados de análise semântica e fornecer um quadro comum para a descrição do contexto em que os objectos de interesse aparecem no vídeo capturado em aplicações e dispositivos. Este trabalho permitirá que o sector da segurança física partilhe e utilize dados gerados por aplicações analíticas executadas em dispositivos IoT, como câmaras, para fins analíticos e de segurança.

O objectivo do grupo de trabalho de streaming de áudio é definir um perfil ONVIF para interfaces e mecanismos de comunicação para configurar e integrar altifalantes de áudio e outros dispositivos de intercomunicação.

O grupo do vídeo visa desenvolver especificações técnicas para dispositivos e aplicações de videovigilância e aborda questões necessárias para o desenvolvimento e manutenção contínua das especificações ONVIF. Este grupo também contribui com requisitos técnicos para apoiar os esforços de definição de perfis de outros grupos de trabalho.

Por último, o grupo de testes dedica-se aos processos de teste e conformidade ONVIF e trabalha directamente com a equipa de desenvolvimento de software responsável pelo dispositivo e pelas ferramentas de teste do cliente.