Prosegur testa veículo 100% eléctrico e blindado

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No início de Agosto, um veículo MAN eTGE, com blindagem especial do fabricante de carroçarias STOOF, foi entregue à empresa de transporte de dinheiro e valores Prosegur, na Alemanha. O novo membro da frota de veículos da Prosegur é o primeiro veículo de transporte de dinheiro totalmente eléctrico e blindado do mundo, avança a MAN.

“Dado que o nosso grupo transporta em segurança o equivalente a 550 mil milhões de euros por ano, utilizando todos os meios de transporte, é de importância vital que abracemos o papel de motor da inovação em todos os momentos e a responsabilidade de fazer negócios de forma sustentável”, diz Jochen Werne, Chief Development Officer da Prosegur Deutschland.

A carrinha MAN TGE 3.140 E, que irá directamente para as estradas em Potsdam, foi equipada com blindagem de nível FB3 pela STOOF International. O fabricante da carroçaria foi confrontado com o desafio de utilizar materiais extremamente leves que têm a mesma classe de resistência. A carrinha eléctrica pode acomodar um máximo de três pessoas. Incluindo a blindagem, o seu peso sem carga é de cerca de 3.150 kg.

A Prosegur tem cerca de 900 veículos na estrada em toda a Alemanha, tanto para transporte inter-regional como para operações no interior da cidade. Quando se trata de operações no interior da cidade, os veículos cobrem apenas curtas distâncias; tipicamente 60 a 70 quilómetros por dia.

Com um alcance de 120 a 130 quilómetros (115 km de acordo com o actual ciclo WLTP) numa cidade, o alcance do eTGE é mais do que adequado. E é durante as operações de transporte de dinheiro no interior da cidade que o condutor pode tirar o máximo partido das extensas características de segurança do MAN eTGE. “O MAN eTGE tem um sistema de assistência ao estacionamento com protecção lateral, uma câmara de visão traseira, um sistema de controlo de velocidade, um sistema de monitorização da periferia com uma função de travagem de emergência da cidade, Assistência à travagem de emergência (EBA) e faróis LED”.

A Prosegur está agora a submeter o veículo eléctrico a testes. Um desafio que a empresa enfrentará no dia-a-dia empresarial é a carga útil. A capacidade de carga do veículo é restringida pela blindagem de segurança obrigatória utilizada na indústria de transporte de dinheiro e valores.

“A transformação pode ser conseguida mesmo em condições complexas”, diz Jochen Werne. “Estamos confiantes de que os nossos objectivos ecológicos e económicos são compatíveis”. Se a fase de teste for bem sucedida, a Prosegur pretende adquirir mais veículos com um motor eléctrico.

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