Logista Pharma tem sistema para monitorização e controlo da distribuição de vacinas

Notícias Saúde

A Logista Pharma, uma subsidiária da Logista, lançou pela uma tecnologia de rastreabilidade individual e unívoca das vacinas Covid-19, a fim de melhorar a monitorização e o controlo da sua cadeia de distribuição até à vacinação.

Com este serviço, as diferentes administrações públicas que dependem da Logista Pharma para a distribuição de vacinas Covid-19 “terão informações muito detalhadas e precisas sobre cada um dos recipientes que foram entregues nos diferentes pontos de vacinação, excedendo assim até agora os requisitos de rastreabilidade legalmente exigidos”, refere a empresa.

Como aponta, a Logista Pharma dispõe da infra-estrutura e de sistemas informáticos necessários para efectuar a rastreabilidade unitária e unívoca de cada uma das embalagens que contêm as ampolas com as doses de vacinas Covid-19.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

Para efectuar esta rastreabilidade, a empresa “lerá todos os códigos de identificação únicos de cada um dos contentores antes do envio de cada encomenda de vacina para o destinatário final, de modo a que esteja disponível um nível muito mais elevado de rastreabilidade e detalhe das informações sobre o produto fornecidas do que o actualmente exigido”.

Os regulamentos farmacêuticos actuais para a distribuição de produtos farmacêuticos exigem uma rastreabilidade rigorosa dos medicamentos até ao nível do “lote de fabrico”. Isto significa conhecer, armazenar e imprimir nas notas de entrega de cada encomenda os números de lote de cada uma das unidades que são distribuídas. Tudo isto é obrigatório desde a origem, o seu centro de fabrico, até aos pontos finais de distribuição ou administração de medicamentos: farmácias, hospitais, centros de vacinação, etc.

Em cada caixa de medicamentos é impresso um código de identificação único sob a forma de um código bidimensional, chamado Código DATAMATRIX, incluindo as vacinas Covid-19. A informação contida neste código é: identificação do produto, lote de fabrico, data de validade, número de série (identificador único), código de reembolso, etc.

pub