Estudo da PwC defende a necessidade de protecção de riscos cibernéticos

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Para competir no mercado digital emergente, “é preciso que as empresas se protejam dos riscos cibernéticos, tornando-se mais resilientes aos grandes eventos, especialmente aqueles com consequências disruptivas”, sublinha a consultora PwC no “Global State of Information Security Survey 2018 (GSISS 2018)”.
O documento indica que empresas de todos os países e segmentos estão na corrida pela inovação, apoiando-se em dados para inovar e crescer, num mundo cada vez mais interconectado. “À medida que caminham para uma maior dependência da tecnologia, devem reconhecer e gerir os riscos inerentes”.
O estudo aponta que altos executivos reconhecem os crescentes riscos da insegurança cibernética. 87% dos participantes disseram que estão a investir na segurança cibernética para conquistar a confiança dos consumidores. 81% afirma estar a desenvolver a transparência no uso e armazenamento de dados e menos de metade afirma estar a tomar medidas a nível acentuado.
O documento aponta que a gestão de riscos na transformação digital é uma questão essencial. O resultados do GSISS mostram que muitas empresas ainda estão a começar a adoptar a gestão no uso de dados. 44% dos participantes não tem estratégia geral de segurança da informação. A PwC salienta que “o velho hábito de perseguir com a inovação tecnologia sem pensar nos problemas e riscos associados pode ter consequências sem precedentes para as empresas”
No GSISS 2018, metade dos participantes disse que o uso da autenticação avançada melhorou a confiança dos clientes e parceiros nos recursos de segurança e privacidade da informação da organização. Além disso, 48% dizem que a autenticação avançada ajudou a reduzir fraudes.
Menos de um terço dos participantes do GSISS 2018 diz que o conselho de administração se envolve directamente numa análise dos actuais riscos de segurança e privacidade.
Cerca de dois terços dos participantes da pesquisa em todo o mundo dizem que as suas organizações contrataram um director de privacidade (CPO) ou um executivo semelhante encarregado da privacidade.
A Global State of Information Security Survey 2018 é uma pesquisa mundial da PwC, conduzida pela Internet entre Abril e Maio de 2017. Dela participaram mais de 9,5 mil executivos de negócios e TI, vice-presidentes e directores de segurança da informação de empresas de 75 sectores.
As entrevistas ocorreram em 122 países. Do total dos participantes 38% são da América do Norte, 29% da Europa, 18% da região Ásia-Pacífico, 14% da América do Sul e 1% do Oriente Médio e da África.