Localização das chamadas 112 será mais preciso

Notícias

A partir de 17 de Março de 2022, todos os smartphones vendidos na União Europeia devem estar a aproveitar os sinais Galileu, para além de outros Sistemas Globais de Navegação por Satélite. A adição do sistema de posicionamento da UE para melhorar a localização das chamadas 112 resultará em tempos de resposta mais rápidos e, consequentemente, em mais vidas salvas, indica a Agência da União Europeia para o Programa Espacial.

O número europeu de emergência 112 está operacional em quase todos os Estados-Membros da UE, bem como em outros países. As pessoas em perigo podem chamá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana, para chegar aos bombeiros, à assistência médica e à polícia.

A maioria das chamadas telefónicas para o número de emergência 112 são efectuadas a partir de telemóveis. Estas chamadas já apoiam o envio de informações de localização para os serviços de emergência. Contudo, esta informação não se baseava nas capacidades do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) até há pouco tempo.

Há três anos, o Regulamento Delegado da Comissão antecipou medidas para obter vantagens das capacidades de localização GNSS e WiFi em smartphones colocados no mercado da União Europeia a partir de 17 de Março de 2022. Isto permitirá aos smartphones transferir informações de localização de chamadas do GNSS (pelo menos Galileo) para o serviço de emergência apropriado.

Como funciona o 112 na Europa?
Até agora, no caso de uma chamada para o 112, a informação de localização da pessoa que telefona foi estabelecida através de tecnologia de identificação baseada na área de cobertura de uma torre de rede celular (cell-ID).

A precisão média desta informação varia de dois a dez quilómetros, o que pode levar a erros de pesquisa significativos na sequência de chamadas de emergência, resultando frequentemente em perda de tempo e, potencialmente, de vidas perdidas. Em contraste, a informação de localização baseada em GNSS fornece uma precisão de até alguns metros. Este nível de precisão terá um grande impacto em termos de tempos de resposta, permitindo, em última análise, uma intervenção mais rápida em situações de emergência em que cada segundo conta.

Galileo contribui para salvar vidas em toda a Europa
A capacidade do 112 de comunicar automaticamente a localização da pessoa que efectua a chamada aos serviços de emergência já está a ser implementada.

O protocolo concebido para este fim, denominado Advanced Mobile Location (AML), está actualmente a ser implantado em toda a União Europeia.

Quando uma pessoa que efectua uma chamada disca o 112 a partir do seu smartphone, a AML utiliza as funcionalidades e dados integrados do telefone Galileo para localizar com precisão a localização da pessoa que efectua a chamada e transmiti-la a um ponto final dedicado, normalmente um Ponto de Atendimento de Segurança Pública (PSAP), que torna a localização da pessoa que efectua a chamada disponível para as equipas de emergência em tempo real.

De acordo com a European Emergency Number Association (EENA), pelo menos 18 Estados-Membros da UE já concluíram a implementação da AML enquanto outros estão em vias de o fazer.

Esta implementação deve-se a iniciativas e projectos da UE, tais como o projecto Help 112, que foi criado para avaliar os méritos das tecnologias baseadas em aparelhos para melhorar a localização das pessoas que fazem chamadas de emergência…

“Por ocasião do Dia Europeu do 112, gostaria de reiterar uma vez mais que o Programa Espacial da UE e, neste caso particular, o Galileo, foram concebidos para beneficiar e proteger os cidadãos da UE. O regulamento da CE que entrará em vigor no final do próximo mês é outra confirmação do valor acrescentado que os dados espaciais da UE trazem à nossa vida quotidiana”, disse o Director Executivo da EUSPA, Rodrigo da Costa.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.