Projecto Cutting Crime Impact conta com participação portuguesa

Estado Notícias

O projecto Cutting Crime Impact conta com a participação da Polícia Municipal de Lisboa. O projecto visa contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de prevenção que ajudem polícias e autoridades locais na prevenção e redução do impacto da pequena criminalidade e falta de civismo no quotidiano dos cidadãos.

De acordo com a Câmara de Lisboa, a polícia participa neste projecto através da partilha do seu modelo de policiamento comunitário, um modelo inovador, implementado na cidade – planeado, executado e avaliado com a participação de cidadãos e parceiros locais com associações de moradores e comerciantes, agrupamentos escolares, Gebalis, juntas de freguesia, organizações não – governamentais, PSP, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, serviços municipais e outras.

O objectivo deste modelo, aponta a autarquia, é a identificação e resolução conjunta de problemas de segurança a nível local, através de uma abordagem preventiva e participativa.

O projecto é financiado pelo programa de pesquisa de segurança da Comissão Europeia Horizonte 2020, tem duração de três anos e é coordenado pela Universidade de Salford, no Reino Unido. O projecto foca-se no desenvolvimento de ferramentas inovadoras nas áreas do policiamento comunitário, preditivo, prevenção criminal, gestão de dados e medição do sentimento de segurança, através do planeamento e gestão de projectos urbanos.

Neste projecto, a Polícia Municipal junta-se em parceria com a Universidade de Saldorf e polícia da área metropolitana de Manchester, à Polícia Nacional dos Países Baixos, consultora DSP-Groep, Universidade de Groningen, Polícia de Fronteira da Estónia, divisão criminal da Polícia Alemã da Baixa Saxónia e o Instituto Alemão de Prevenção, o departamento de Administração Interna do governo da Catalunha, Fórum Europeu de Segurança Urbana de França e agência LOBA – customer experience design de Portugal.