Metro de Lisboa tem 32 estações com Desfibrilhação Automática

Estado Notícias Saúde

O Metropolitano de Lisboa conta já com 32 estações equipadas com aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Activo (PADE).

Actualmente, o Metropolitano de Lisboa conta com um total de 300 operacionais de DAE formados e disponíveis sete dias por semana em 32 estações, pelas quais passam mais de 10.000 passageiros por dia:

Linha azul (10 estações) – Pontinha, Colégio Militar, Jardim Zoológico, São Sebastião I, Marquês de Pombal I, Avenida, Restauradores, Baixa-Chiado, Terreiro do Paço e Santa Apolónia;
Linha Amarela (8 estações) – Odivelas, Senhor Roubado, Cidade Universitária, Entrecampos, Campo Pequeno, Saldanha I, Marquês de Pombal II e Rato;
Linha Verde (8 estações) – Telheiras, Campo Grande, Alvalade, Alameda I, Anjos, Martim Moniz, Rossio e Cais do Sodré;
Linha Vermelha (6 estações) – Aeroporto, Moscavide, Oriente, Alameda II, Saldanha II e São Sebastião II.

A implementação deste programa teve início nas estações Colégio Militar e Jardim Zoológico sendo, agora, alargado às restantes estações acima indicadas.

A aquisição destes equipamentos ocorreu no âmbito de um processo de certificação junto do INEM. Todas as estações certificadas estão devidamente identificadas através de sinalética específica.

Esta iniciativa integra a estratégia de Responsabilidade Social do Metropolitano de Lisboa que tem como objetivo a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

O que é um DAE?
O DAE utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas. Este equipamento tem a capacidade de efectuar a leitura automática do ritmo cardíaco e as condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o tórax do paciente.