Apcer certifica Docapesca

Estado Notícias Segurança Alimentar

A Docapesca – portos e lotas recebeu a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar das lotas de Sagres e Sesimbra. A certificação foi concedida pela Apcer, segundo o referencial ISO 22000, após ter concluído o mesmo processo nas lotas de Póvoa de Varzim e Figueira da Foz, em 2018.

Ainda este ano, o processo de certificação do sistema de gestão da segurança alimentar deverá ser alargado às lotas de Viana do Castelo, Aveiro e Nazaré.

“A empresa tem vindo a reforçar as condições de segurança e qualidade alimentar através da requalificação dos edifícios e equipamentos e da melhoria dos procedimentos organizacionais, visando a criação de um sistema de gestão de segurança alimentar qualificado”, indica a Docapesca.

Esta certificação mostra-se essencial uma vez que a Docapesca tem a responsabilidade pela aplicação das normas de segurança alimentar ao pescado transaccionado nas lotas do continente português, assim como a sua rastreabilidade e a informação ao consumidor.

“Garante-se, assim, de forma independente e imparcial, que todas as organizações, clientes e demais intervenientes do sector reconhecem que os produtos são fornecidos de forma segura, com qualidade e em conformidade com as exigências definidas pelas normas ISO 22000”.

Em 2018, a Docapesca realizou investimentos no porto de pesca de Sesimbra num total de 315.000 euros, envolvendo a remodelação da estação de tratamento de água salgada, reabilitação de armazéns de aprestos, criação da zona de estendal de redes e outras intervenções de manutenção.

No que respeita ao porto de pesca da Baleeira/Sagres, foram investidos 130.000 euros em 2019, nomeadamente, na instalação de nova plataforma flutuante e intervenções de manutenção.

Nos últimos anos, a Docapesca modernizou e melhorou instalações e procedimentos, para melhor se enquadrar na legislação em vigor relativamente à Segurança Alimentar.

A maior parte das suas instalações estão dotadas de Planos de Higiene e Segurança Alimentar, baseados nos princípios do HACCP, apostando em pré-requisitos como pessoal, qualidade das águas e do gelo, higienizações, manutenções, cadeias de frio, recipientes, controlos de pragas e subprodutos.