Guimarães recebe formação internacional em emergência e catástrofe

Notícias

As instalações dos bombeiros voluntários das Caldas das Taipas, em Guimarães, recebem de 22 a 24 de Março, a Medical Response to Major Incidents (MRMI), designação da formação internacional, pós-graduada, diferenciada na área da emergência e catástrofe, certificada por entidades como a ESTES (European Society for Trauma and Emergency Sugery) e o board europeu do MRMI.

Nesta acção, será efectuado um teste, tendo como pano de fundo do cenário de simulação o Estado D. Afonso Henriques, o qual receberá os jogos da Final Four da Liga das Nações, a 5 e 9 de Junho.

O treino de emergência é ministrado em Portugal pela equipa de formadores do Madeira International Disaster Training Center (MIDTC). É considerado pelos especialistas como uma das melhores formações para resposta à emergência em situações de catástrofe a nível internacional. A formação destina-se a agentes da protecção civil, bombeiros, polícias, GNR, exército, marinha, força aérea, enfermeiros, médicos, psicólogos, além de pessoas que desempenham funções de protecção e socorro a populações.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade da associação humanitária dos bombeiros voluntários das Caldas de Taipas, com o apoio do município de Guimarães. O director do curso é o médico Filipe Serralva, director do serviço de urgência do hospital Nossa Senhora da Oliveira. A inscrição está limitada a 100 participantes.

A formação é baseada num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, cenário do incidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas, ou seja, numa catástrofe.