Novas tecnologias de segurança rodoviária entram ao serviço até 2022

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A tecnologia deverá entrar definitivamente ao serviço da segurança nas estradas europeias. Até 2022 os novos veículos deverão contar com tecnologias de limitação de velocidade, dispositivos de controlo de sonolência, adaptação inteligente da velocidade e controlo da segurança em marcha-atrás. Estas são apenas algumas das cerca de 30 novas funcionalidades.

O acordo provisório do Parlamento Europeu, Conselho da UE e a Comissão Europeia aponta para a implementação de novas tecnologias de segurança rodoviária. O acordo entrará em vigor em 2022 após validação pelos eurodeputados e Estados – membros.

A maioria destas tecnologias passará a ser obrigatória a partir de Maio de 2022 para novos modelos de veículos. Para os modelos já existentes, as medidas passarão a ser aplicadas a partir de Maio de 2024.

Veículos ligeiros e pesados passarão a ficar obrigados a ter dispositivos de controlo de sonolência, distracção do condutor, adaptação inteligente da velocidade, controlo da segurança em marcha-atraás através de câmaras ou sensores e registo de dados em caso de acidente, uma espécie de caixa negra.

Para os ligeiros será obrigatório também a existência de sistemas de aviso de afastamento da faixa de rodagem, sistemas avançados de travagem de emergência e cintos de segurança mais resistentes.

Os pesados deverão implementar dispositivos de melhoria da visão directa dos condutores e redução dos ângulos mortos, bem como instalação de sistemas à frente e nos lados de detecção e alerta para presença de utentes na via pública.

Até 2038 espera-se que sejam reduzidos em mais de 25.000 as mortes nas estradas e de menos 140.000 feridos graves. Até 2050, a UE conta reduzir para zero o número de acidentes mortais e feridos graves.