Funcionários acreditam em controlos de acessos mais modernos

Notícias Segurança Física

Um simples roubo de um computador portátil pode comprometer seriamente os dados de uma empresa, expondo os seus clientes e funcionários. Ainda assim, as empresas muitas vezes baixam a guarda e ignoram o risco da perda dos dados, causado pelo acesso físico ao local de trabalho.
Numa altura em que tanto se fala de mobilidade e flexibilidade dos trabalhadores, impulsionada pelas novas gerações de profissionais, bem como das novas formas de trabalhar, com ambientes open space, de fácil acesso e circulação de pessoas, muitas vezes a segurança acaba por ser esquecida.
O estudo norte-americano da OpenPath sobre “Office Technology” mostra justamente que as empresas necessitam de actualizar os seus controlos de acesso de forma a prepararem-se para os desafios futuros. Actualmente, as chaves tradicionais de metal ou os leitores de cartões de segurança começam a ficar obsoletos face às modernas necessidades de segurança do local de trabalho actual. Os trabalhadores têm agendas mais flexíveis, entram e saem continuamente dos seus espaços e partilham o mesmo espaço com dezenas de outras pessoas.
O estudo indica que mais de metade dos funcionários considera que o sistema de controlo de acesso da sua empresa pode ser melhorado ou modernizado. Além disso, refere que um em cada três trabalhadores gostaria de ver melhorias no sistema de controlo de acessos integrando tecnologias inteligentes. No entanto, perto de 70% considera-se seguro ou muito seguro dentro das suas instalações.
Os novos sistemas de controlo incluem por exemplo a conectividade com smartphones para abertura de portas, elevadores, garagens, entre outros. A aposta em credenciais móveis elimina problemas relacionados com cartões perdidos ou pins roubados. Actualmente, estima-se que 36% dos funcionários de um escritório percam o seu número de cartão ou PIN uma vez por ano. Perto de 20% dos inquiridos refere que já mudou de trabalho sem devolver cartões, chaves, badges, entre outros.
No estudo, mais de 50% dos inquiridos espera vir a usar o smartphone nos próximos cinco anos ao nível do controlo de acessos das instalações da sua empresa, sendo que desses quase 40% já controla actualmente alguns equipamentos em sua casa através do smartphone, nomeadamente termostato, luzes ou câmaras de vídeo.
Simultaneamente, as tecnologias inteligentes vêm permitir o acesso remoto às instalações, configurar as permissões a cada área, horários, entre outros. Profissionais do sector estimam que estes novos sistemas baseados na cloud estejam a crescer, porém, outras questões de segurança se colocam, nomeadamente ao nível da cibersegurança.