Murprotec abre filial em Lisboa

Notícias

A Murprotec, empresa europeia de origem franco-belga dedicada ao tratamento de humidades estruturais em edifícios, abriu uma filial em Lisboa e aumentou a sua cobertura geográfica.

“Começámos em Portugal em Maio de 2016 com apenas 50 intervenções. Fechámos 2018 com mais de 2000 intervenções e os motivos deste êxito são os nossos processos de diagnóstico, os métodos de trabalho e a aplicação de soluções inovadoras para a eliminação dos problemas de humidade. Abrir uma filial em Lisboa faz sentido para aumentar a cobertura geográfica e responder às solicitações”, explica Miguel Ángel Leite, director da filial no Porto.

Presente em grande parte da Europa Ocidental, a Murprotec concebe e realiza tratamentos exclusivos, patenteados e cobertos por uma garantia de até 30 anos. “As nossas matérias-primas exclusivas são utilizadas e recomendadas por organismos independentes. Procuramos parcerias institucionais em Portugal com entidades de referência no setor”, explica Miguel Ángel Leite.

Ricardo Varela, director da filial de Lisboa aponta as principais patologias da humidade estrutural: “Condensação, a capilaridade e infiltrações laterais. Para aplicar o tratamento mais adequado é necessário fazer um diagnóstico prévio para determinar sua origem e as causas. Vários tipos de tratamento podem ser combinados, tendo em conta a morfologia do edifício e as diferentes origens da humidade”, explica.

Humidade – Um problema com sérias consequênciasO aparecimento de humidade estrutural numa casa tem consequências importantes nos edifícios. A realidade é que uma parede com humidade pode perder aproximadamente 50% da sua capacidade de suporte, uma vez que a força de coesão dos elementos e materiais que compõem a parede a enfraquece. Em casos extremos, nos quais a estrutura danificada pela humidade não suporta todo o peso da carga, ela pode levar a um colapso parcial ou total da estrutura ou do prédio.

A saúde é outra das consequências mais importantes de haver humidade em casa. A humidade afeta todos os habitantes da casa, podendo causar problemas respiratórios, alergias, dores musculares e até doenças pulmonares. Para quem pense que a primavera e verão são as melhores estações do ano para eliminar a humidade, Ricardo Varela esclarece

“Não há a estação do ano ideal quando se trata de eliminar a humidade. É um problema que não melhora com o tempo ou com a mudança das condições climáticas”, aponta.

“Para evitar os problemas decorrentes da humidade por condensação é possível, por exemplo, instalar um Centro de Tratamento de Ar (CTA), um sistema que renova constantemente o ar e o trata para eliminar o excesso de humidade. Além de manter o ar 100% limpo, evitando o aparecimento de fungos, ácaros e o cheiro a mofo, o CTA ajuda a manter a temperatura da casa, com a consequente economia energética que isso acarreta”, esclarece.

 A empresa, fundada em 1954, foi pioneira no desenvolvimento de tratamentos com recurso a alta tecnologia patenteada.