IT PEERS Summit debateu o futuro da inteligência artificial nas empresas e na sociedade

Cibersegurança e InfoSec Notícias

 

A primeira edição do evento organizado pela tecnológica IT PEERS ficou marcada pela partilha de conhecimento sobre inteligência artificial

No dia 26 de Setembro, o IT PEERS Summit reuniu mais de 100 profissionais de diversos sectores de actividade. O objectivo do evento foi debater até onde pode ir o contributo da inteligência artificial na gestão de TI, apresentando casos reais onde as ferramentas de inteligência artificial, machine learning, RPA entre outras, estão já a fazer a diferença nas organizações.

Jorge Duarte, CEO da IT PEERS, apresentou o conceito de AIOPS – Artificial Intelligence for IT Operations – um termo criado pela Gartner em 2016. AIOPS usa algoritmos avançados e técnicas de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados de várias ferramentas de operações de TI e de negócios com o objectivo de agilizar as operações de TI, aumentar a sua eficiência e proporcionar uma experiência superior ao utilizador.

“A IT PEERS vai apostar neste conceito, pois esta nova forma de gestão de TI permite um afastamento da gestão isolada de operações e fornece insights inteligentes que promovem a automatização e a colaboração para proporcionar uma melhoria contínua. No futuro, terá um papel muito importante no aumento da eficiência das equipas de TI e facilitará a adopção de tecnologias complexas de última geração com as quais as soluções tradicionais não são capazes de lidar. Esperamos apresentar, muito em breve, casos reais de sucesso onde a inteligência artificial melhorou drasticamente as operações de TI”, refere Jorge Duarte.

O evento contou com o patrocínio da Red Hat, da bwd e da AWS. Ana Rocha de Oliveira, responsável de vendas para os mercados ibéricos da Red Hat, falou sobre a relação entre Cloud e inteligência artificial, nomeadamente através da apresentação do Open Data Hub, uma plataforme de machine-learning-as-a-service que integra projectos de código aberto numa solução que pretende promover a colaboração entre fornecedores, utilizadores e académicos, seguindo as melhores práticas do código aberto.

A bwd, empresa portuguesa que implementa soluções de gestão de informação, apresentou-nos casos reais onde o RPA melhorou processos e aumentou a produtividade. Adriano Ribeiro, CEO da empresa, mostrou de que forma a bwd ajuda diversas empresas a melhorar o seu rendimento através da criação de robots e da sua integração na arquitetura de sistemas de informação. A AWS, através de João Tedim, apresentou as vantagens do método Working Backwards e falou-nos sobre as diversas soluções de Machine Learning que a empresa oferece e que permitem aumentar a eficiência operacional.

O IT PEERS Summit contou ainda com a participação de  Paulo Novais que através de uma viagem pelo conceito de Inteligência Artificial nos apresentou as diferentes aplicações deste conceito nas mais variadas áreas, tais como Educação, Saúde e Banca.

Por fim, houve lugar para um pequeno debate sobre o modo como a inteligência artificial mudou e está a mudar a sociedade na qual estamos inseridos. A opinião sobre a necessidade de encarar a inteligência artificial como algo sério e duradouro foi unânime. Concluiu-se que apesar de a inteligência artificial ter um grande potencial para melhorar as nossas vidas, ainda existe muita incerteza em redor do tema, nomeadamente devido às questões éticas que este tema comporta.