Exército realizou oitava edição do Ciber Perseu

Notícias

Pelo oitavo ano, o Exército português organizou o Ciber Perseu entre os dias 11 e 14 de Novembro, na Academia Militar, em Lisboa. O exercício, acompanhado pela Security Magazine, destina-se a exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército, instituições e empresas nacionais face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional e internacional.

“Espero que este exercício seja, mais uma vez, um sinal de capacidade do Exército de congregar vontades e cooperar com o sector público e privado, no ramos das forças armadas e forças de segurança, e transmitir que o Exército é uma instituição credível, moderna, atractiva e com competência e prontidão para aceitar qualquer desafio”, disse o brigadeiro-general do Exército, Bento Soares, director da direcção de comunicações e sistemas de informação, no arranque da iniciativa.

A edição deste ano contou também com a demonstração da plataforma forense de recolha de evidências disponibilizada pela Agência Europeia de Defesa, assim como a realização da iniciativa de Capture the Flag (CTF).

O Exército constitui-se assim como um parceiro para a construção de plataformas de confiança que permitem treinar procedimentos e técnicas de defesa cibernética e incrementar mecanismos de cooperação entre os principais actores da ciberdefesa e cibersegurança nacional. O Exército disponibiliza uma oportunidade de cooperação bilateral no domínio da ciberdefesa com nações aliadas e países amigos das alianças e organizações que Portugal integra.

A edição deste ano contou com a participação do próprio Exército, Marinha, Força Aérea,  PSP, GNR, EDA, ANA, APS, BIC, BIG, Santander, CGD, Santander, Euronext, EY, Aquasis, EDP, ERSE, REN, AT, CEGER, EDIA, IAS, IP-RAM, Instituto de Informática, IP Telecom, FCUL, FEUP, FCT, ISEG, IUEM, Multicert, Universidade do Porto, Universidade dos Açores, Cybersafe, EID, Nokia, OutSystems, Toyota – Beja, CLCM, IHM, EPERAM, In-formar, Instituto de Emprego da Madeira e vice-presidência do governo regional da Madeira.  Além da participação de entidades aliadas e amigas de Espanha, França, Itália, Roménia, Chile, Tunísia, Brasil, Guiné Bissau e São Tomé.

Fotografias disponíveis: Facebook da Security Magazine

Leia a reportagem na íntegra e a entrevista ao tenente-coronel Quaresma Rosa na próxima edição da Security Magazine. Subscreva a nossa newsletter e receba-a comodamente no seu email.