Coordenação de segurança do mundial de futebol do Qatar a cargo de um português

Lazer e Desporto Notícias

Jorge Maurício, actual comandante metropolitano do Lisboa da Polícia de Segurança Pública, irá coordenar o projecto Stadia, referente à segurança no mundial de futebol, a decorrer no Qatar, em 2022.

O superintendente-chefe teve  dispensa de serviço para poder exercer funções na Interpol entre Janeiro de 2020 e Outubro de 2022.

O projecto Stadia, criado pela Interpol, tem como finalidade apoiar países que organizam grandes eventos desportivos, entre os quais a componente de segurança e policiamento do referido mundial.

O mundial de 2022 decorre em sete cidades-sede entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.

Jorge Maurício, 53 anos, foi comandante distrital da PSP de Faro e oficial de ligação do MAI junto da embaixada de Portugal em Cabo Verde. O responsável integrou a força policial da ONU na Bósnia – Herzegovina.

Na PSP foi comandante distrital de Beja e do Comando Equiparado da Horta, comandante operacional da PSP de Setúbal e chefe da secção de operações do comando distrital de Setúbal.

 

Projecto Stadia

Os grandes acontecimentos desportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos ou o Mundial de Futebol da FIFA, colocam numerosos desafios policiais e de segurança aos países organizadores.

Além da celebração dos eventos decorrer em localizações complexas e dispersas, os grandes acontecimentos desportivos podem atrair uma série de actividades que vão desde os distúrbios e violência até aos ciberataques ou terrorismo.

Os países organizadores e os proprietários dos eventos enfrentam o desafio de oferecer um evento de êxito que se desenvolva sem incidentes, mantendo a segurança de participantes e espectadores.

O objectivo do projecto Stadia é criar um centro de excelÊncia para ajudar os países membros na planificação e execução de actividades policiais e na preparação de segurança para albergar grandes acontecimentos internacional.

O Stadia foi criado em 2012 e financiado pelo Qatar. É um projecto de 10 anos de duração que contribuirá para a planificação do trabalho policial e segurança no Mundial de 2022, o qual deixará um legado duradouro para a comunidade mundial.