3.000 câmaras e sistema IA prevêm crimes em cidades

IA Notícias Videovigilância

O Governo sul-coreano vai instalar 3.000 câmaras com software de Inteligência Artificial para detectar a probabilidade de crime na cidade de Seul até Julho.

O projecto está a ser desenvolvido pela capital do distrito de Seocho, na Coreia do Sul, e o Instituto de Pesquisa em Electrónica e Telecomunicações (ERTI), um instituto nacional de investigação.

As câmaras irão usar o software de IA que processa a localização, hora e padrões de comportamento das pessoas para medir a probabilidade de cometerem um crime.

Os equipamentos terão capacidade de medir automaticamente se uma pessoa está a andar normalmente ou a seguir alguém. Além disso, irão detectar se os transeuntes estão a usar objectos suspeitos, como chapéus, máscaras ou óculos, bem como os que transportam (bolsas ou objectos perigosos), os quais podem ser usados para cometer ou dissimular um crime.

As câmaras irão emitir um alerta à polícia local sempre que for excedido determinado valor.



Futuramente, as duas entidades irão analisar 20.000 documentos de sentenças e gravações de crimes para desenhar padrões de crimes, de forma a melhorar a performance do software e comparar o que está a ser filmado no momento com padrões de crimes cometidos no passado. “Funcionará como um deja vu”, diz o porta-voz do ETRI.

O software está a ser desenvolvido e a versão completa estará finalizada em 2022.

As capacidades do sistema serão expandidas a outros distritos de Seul e outras zonas do país.

O mesmo instituto está a desenvolver um software de identificação pessoal a ser usado na detecção de criminosos sexuais portadores de pulseira electrónica.