COVID-19: prepare a sua empresa e proteja os seus colaboradores

Notícias Saúde

Quando alguém com o Covid-19 tosse ou espirra, liberta gotículas infectadas. A maioria dessas gotas caem em superfícies ou objectos próximos – como mesas ou telefones. As pessoas podem ser contaminadas por tocarem nesses objectos contaminados e depois tocarem nos olhos, nariz ou boca. Ao respirarem as gotículas de alguém contaminado também podem ser contaminadas.
Por outras palavras, o vírus espalha-se de forma semelhante ao vírus da gripe.



A maioria das pessoas infectadas pelo vírus apresentam sintomas leves e recuperam de forma rápida. No entanto, algumas pessoas acabam por ter sintomas mais graves e necessitar de cuidados hospitalares.

O risco de aumenta com a idade, sendo que pessoas com mais de 40 anos são as que parecem mais vulneráveis. Além disso, pessoas com o sistema imunológico mais enfraquecido e com outras doenças, como diabetes, doenças cardíacas e pulmonares são também as mais vulneráveis.

Com maneiras simples pode impedir a propagação do vírus no local de trabalho. Há medidas de baixo custo, indicadas pela Organização Mundial de Saúde, que podem ser implementadas:

Verificar se os locais de trabalhos estão limpos e higienizados – superfícies, como mesas, e objectos, como telefones e teclados, necessitam de ser limpos com desinfectantes de forma regular. Isto porque são superfícies tocadas por funcionários e clientes de forma regular.

Promover a lavagem regular e completa das mãos por parte de todos os funcionários e clientes – colocar dispensadores de mãos em locais de destaque e certificar-se de que são recarregados regularmente. Exibir posters para promover a lavagem de mãos. Dar orientação aos técnicos de saúde e segurança ocupacional, briefings internos e reuniões e disponibilização de informação na intranet a promover a lavagem das mãos. Garantir que todos têm acesso a locais próprios para lavar as mãos com água e sabão. A lavagem das mãos mata o virus e evita a propagação.

Promover uma boa higiene respiratória no local de trabalho – exibir cartazes a promover a higiene respiratória. Combinar esse procedimento com outras comunicações como a orientação dos profissionais de saúde e segurança no trabalho. Certificar-se de que existem máscaras faciais e/ou lenços de papel em todos os locais de trabalho para os que possam ter tosse ou outros sintomas. Uma boa higiene respiratória impede a propagação do vírus.

– Aconselhar funcionários e contratados a consultar conselhos nacionais antes de viagens de negócios

Informar os funcionários e clientes que se tiverem sintomas devem permanecer em casa. Também devem permanecer em casa se tiverem de tomar simples medicamentos, como paracetamol, acetaminofeno, ibrufeno ou aspirina que podem mascarar sintomas de infecção.

– É importante comunicar e promover a mensagem de que as pessoas precisam de ficar em casa mesmo se tiverem apenas sintomas leves de COVID-19
– exibir posters com esta mensagem nos locais de trabalho. Combinar essa medida com outros canais de comunicação usados pela organização. Os serviços de saúde ocupacional, autoridade de saúde pública local ou outros parceiros podem desenvolver materiais de campanha para promover esta mensagem.

Em caso de registar casos do vírus na organização

– Desenvolver um plano para fazer face à situação no local de trabalho – o plano deve cobrir a colocação da pessoa doente numa sala ou área onde estará isolada de outras pessoas, limitando o número de pessoas que têm contacto com o doente e entrar imediatamente em contacto com as autoridades locais de saúde. Pensar em como identificar as pessoas que possam estar em risco e apoiá-las, evitando o estigma e discriminação no local de trabalho. Entre essas pessoas estão as que viajaram recentemente para um área com casos de COVID-19 ou pessoas com condições com maior risco de doenças graves (diabetes, doenças cardíacas e pulmonares e idade avançada). Informar as autoridades sobre o desenvolvimento do seu plano e sondar a sua opinião.

– Promover o teletrabalho regular na organização
– Desenvolver um plano de contingência e continuidade do negócio para o caso de um surto na comunidade onde a sua empresa está presente
– O plano deve abordar a manutenção dos negócios mesmo se um número significativo de funcionário e fornecedores não poderem ir ao seu local de trabalho
– Comunicar aos funcionarios sobre o plano de contingência e verificar se estão cientes do que precisam de fazer ou não. Enfatizar pontos-chave como a importância de ficar longe do trabalho, mesmo que tenha apenas sintomas leves ou tenha de tomar medicamentos simples que podem mascarar sintomas
– Verificar que o plano aborda as consequÊncias para a saúde mental e social em caso de infecção no local de trabalho ou comunidade envolvente e oferece informações e apoio
– Para as PMEs a OMS aconselha a desenvolver parcerias e planos com os serviços de saúde locais e fornecedores