Aliança Safety Back to Work abrange já 25 países e organizações

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Estamos a viver tempos difíceis. As medidas de bloqueio total ou parcial implementadas em todo o mundo afectaram 2,7 mil milhões de trabalhadores, o que representa 81% da força de trabalho de todo o mundo. Prevê-se que a pandemia do COVID-19 resulte em 195 milhões de empregos perdidos em todo o mundo.

Somente na Europa, acredita-se que 58 milhões de empregos estejam em risco sendo os mais expostos os trabalhadores das indústrias de artes, entretenimento, hotelaria e restauração. Uma pesquisa com 2.079 executivos, de todo o mundo, sugere que, apesar dos esforços de muitos governos para compensar o impacto económico, a recuperação global será lenta e silenciosa.
 
Por isso, para garantir uma sustentabilidade do novo normal, e à medida que as economias começam a reabrir, gradualmente, e as empresas reiniciam as suas actividades, é importante garantir que tudo é feito de maneira segura.
 
Com base nesse compromisso, e para ajudar outras empresas a prepararem-se para o mundo do trabalho pós-pandemia, o sector de serviços de RH assistiu à formação de uma aliança, liderada pelo The Adecco Group, Randstad e Manpower Group, exortando outras partes interessadas, como entidades empregadoras, sindicatos e ONGs a participar, e governos a apoiar e estimular esses esforços.
 
A segurança e bem-estar dos colaboradores faz parte do ADN da Adecco e deve ser uma prioridade para todos os agentes económicos. Esta iniciativa conjunta, atinente ao bem comum da sociedade, permite-nos disponibilizar uma selecção das melhores práticas, dado o nosso conhecimento transversal dos sectores do tecido empresarial. Com a garantia de um retorno com segurança sanitária, as empresas permitem que o colaborador se sinta confortável e com as condições necessárias para continuar a acrescentar valor através da sua actividade presencial. Esta é também uma das responsabilidades do nosso sector: afastar o medo e devolver a confiança”, afirma Carla Rebelo, CEO da Adecco Group Portugal
 
Medidas concretas para evitar a disseminação do COVID-19 no local de trabalho:
 
• Para evitar riscos à saúde no local de trabalho, e sempre que possível, os trabalhadores devem ser incentivados a trabalhar remotamente, e a comunicação deve ocorrer virtualmente.
 
• A comunicação interna e externa é extremamente importante. Como regra geral, exagerar ao invés de subcomunicar. Certifique-se de seleccionar os canais e as ferramentas mais apropriadas para comunicar sobre tópicos relacionados com a saúde, com as regras críticas de higiene ou com a formação on-line sobre segurança e saúde do trabalhador.
 
• Devem ser fornecidas quantidades suficientes de EPI e produtos sanitários apropriados. As empresas devem incentivar pausas para lavar as mãos e organizar períodos fora das instalações para apanhar ar fresco.
 
• É vital estabelecer e aplicar uma regra de distanciamento físico que esteja em conformidade com os requisitos da DGS. Apoie o entendimento das conformidades pelos trabalhadores, por meio de comunicações e através de sinalética física em pisos, paredes e áreas de trabalho.
 
• Barreiras físicas são essenciais para reduzir a infecção. Isso inclui barreiras transparentes e áreas isoladas para separar o pessoal entre si e, se necessário, dos clientes.
 
• A limpeza de todos os ‘pontos de contacto’ – maçanetas, corrimões, botões de elevadores, torneiras e portas e janelas – é importante e deve ser agendada, sistemática e muito visível para os funcionários.
 
• Qualquer monitorização, teste e vigilância da saúde deve obedecer às regras do local de trabalho e de privacidade impostas pelo Governo e quaisquer actividades devem, preferencialmente, responder aos requisitos da DGS para monitorizar a saúde dos funcionários.
 
• No que diz respeito, a relatórios e controlo de infecções, as empresas devem seguir e aplicar procedimentos e recomendações publicadas pela DGS.
 
• Em viagens e logística, as empresas devem planear com base em acordos de trabalho alternativos e devem ser elaborados protocolos para definir formas de transporte aceitáveis ​​para os funcionários a quem deva ser garantido o transporte local, para, do e durante o trabalho.
 
• Para garantir a continuidade dos negócios, as organizações devem manter uma abordagem multidisciplinar da equipa, para gerir as operações diárias e mês a mês e actualizar os planos de contingência para o funcionamento seguro e eficiente do local de trabalho, à medida que a ameaça COVID-19 evolui.
 
• Os líderes mais seniores da empresa devem fazer um esforço de resposta à pandemia e liderar de forma assertiva. Delegar a execução da resposta pandémica a colegas de saúde e segurança, sem dar apoio e suporte a 100%, pode levar ao fracasso.