Acidentes com oleodutos diminuíram nos últimos cinco anos

Notícias

O American Petroleum Institute (API) e a Association of Oil Pipelines (AOPL) divulgaram o Relatório de Desempenho de Segurança de Oleodutos de 2019 e o Plano Estratégico 2020-2022. O relatório detalha como os incidentes com oleodutos líquidos com impacto nas pessoas ou no ambiente diminuíram 36% nos últimos 5 anos, enquanto a quilometragem dos oleodutos aumentou quase 10% e os barris entregues aumentaram quase 35%.

“Os oleodutos são a forma mais segura e mais ecológica de transportar a energia com que os americanos contam todos os dias”, disse David Murk, gestor da API Pipeline. “O relatório deste ano destaca o forte empenho da nossa indústria na segurança e fiabilidade, mostrando reduções significativas no total de incidentes enquanto continuamos a fornecer de forma fiável e eficiente a energia que mantém em movimento as famílias trabalhadoras, as pequenas empresas e os socorristas”.

“Embora os operadores de oleodutos se orgulhem de estarem a reduzir o número de incidentes com oleodutos, estão a trabalhar arduamente para os reduzir ainda mais”, disse Andy Black, Presidente e CEO da AOPL, referindo-se ao plano estratégico de melhoria da segurança dos oleodutos que acompanha o relatório de desempenho.

pub

O relatório de desempenho deste ano destaca as tendências positivas em matéria de segurança em categorias-chave identificadas pelos reguladores federais e estaduais, pelos defensores da segurança pública e pela indústria:

O total de incidentes com líquidos com impacto nas pessoas ou no ambiente diminuiu 36% nos últimos cinco anos, enquanto que o total de incidentes com oleodutos diminuiu 17%.
Os incidentes em oleodutos com impacto nas pessoas ou no ambiente causados por corrosão, fissuras ou falhas de soldadura diminuíram 50% nos últimos cinco anos.
Os incidentes com oleodutos com impacto nas pessoas ou no ambiente causados por falhas no equipamento diminuíram 15% nos últimos cinco anos.
No mesmo período de tempo, a quilometragem dos oleodutos líquidos aumentou quase 10%, incluindo um aumento de 20% nos oleodutos de petróleo bruto, enquanto o total de barris entregues aumentou 35% a partir de 2014.
Os dados de desempenho apresentados por este relatório são dados recolhidos pelo governo sobre incidentes com oleodutos disponibilizados publicamente pela U.S. Pipeline and Hazardous Materials Safety Administration (PHMSA).

O Plano Estratégico 2020-2022 que acompanha o Relatório de Desempenho descreve os esforços de melhoria da segurança em toda a indústria durante os próximos três anos, que promoverão a excelência organizacional, aproveitarão a tecnologia e a inovação, aumentarão a sensibilização e o envolvimento das partes interessadas e melhorarão a preparação das respostas a emergências.

pub

O API representa todos os segmentos da indústria de petróleo e gás natural da América. Os seus mais de 600 membros produzem, processam e distribuem a maior parte da energia do país. A indústria suporta 10,9 milhões de empregos nos EUA e é apoiada por um crescente movimento de base de milhões de americanos. A API foi formada em 1919 como uma organização que estabelece normas. Nos seus primeiros 100 anos, a API desenvolveu mais de 700 normas para melhorar a segurança operacional e ambiental, a eficiência e a sustentabilidade.

A AOPL representa proprietários e operadores de oleodutos líquidos que transportam petróleo bruto, produtos petrolíferos como gasolina, gasóleo, combustível de aviação, óleo para aquecimento doméstico e produtos industriais como propano e etano.