Os impactos do Covid-19 na sociedade

Notícias Opinião

Lidar com a fase do Covid-19 do ponto de vista cognitivo é desafiador em vários sentidos, nomeadamente em termos da necessidade de adaptação à nova realidade, ao processo de mudança de paradigmas e à revisão dos nossos hábitos.

O novo modelo de vida permite-lhe refletir em relação às prioridades para a sua qualidade de vida. Pode viver-se com menos e ser-se mais feliz!

Podemos observar muitos impactos do Covid-19 na sociedade e isso faz-nos perceber que é preciso desacelerar. Estávamos num ritmo de vida acelerado e no modo “piloto automático”. As pessoas queriam estar em vários lugares ao mesmo tempo e, por fim, não aproveitavam o momento. A vida é curta, precisa de qualidade de vida e a saúde está em primeiro lugar, cuide de si. Tenha empatia, seja mais humano e respeite o próximo. Valorize a sua família, os amigos, o meio ambiente e todas as suas conquistas.

As pessoas estão a sentir medo, ansiedade, depressão, insegurança, desânimo e angústia. Atenção, se precisar, busque ajuda. Mude o seu olhar para a crise, pense que a vida pode  oferecer-lhe coisas boas nos momentos mais difíceis e, para isso, perceba que quando muda, tudo a sua volta muda.  

Atenção, a ansiedade caracteriza-se pela preocupação excessiva, quando deixa de viver o presente e projeta-se no futuro, o qual não existe e que é pura imaginação.

O equilíbrio está em saber lidar, da melhor forma possível, com os altos e baixos que a vida nos impõe, todos os dias. Querer saber o que vai acontecer amanhã ou daqui a alguns meses, só traz angústia e frustração. Um dia de cada vez!

A mudança de hábitos só ocorre quando aceitamos, ou seja, quando se tem a consciência do hábito que precisa ser mudado. O hábito pode ser mudado quando percebemos como funciona. Como, por exemplo, o hábito de reclamar de tudo.

Desânimo é sinal de que algo precisa mudar; que é necessário soltar e desapegar certas coisas que nos prendem ao passado. Sair da zona de conforto e atingir o seu propósito de vida.

Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem tendência para pensamentos negativos, também tem a inclinação de ficar estagnado, acomodado e desmotivado diante de situações complicadas que fogem do comum. É aquela pessoa que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumada, tem resistência às mudanças, sempre pede a opinião dos outros e foge das responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente. Esse é o perfil do pessimista, o qual precisa de ajuda para mudar o “mindset” e administrar melhor os impactos da crise.

As pessoas que estão abertas às mudanças são otimistas e tem pensamentos positivos, acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas tenham foco e determinação. O indivíduo com esse pensamento consegue transformar a dificuldade em oportunidade para aprender e evoluir. Os profissionais com este perfil são aqueles que conseguem gerir os impactos da crise de forma mais leve, pois buscam vencer suas limitações, sem críticas e julgamentos.

Considerando que superar os impactos da crise do Covid-19 faz parte do crescimento humano, conseguiremos aprender com os nossos desafios e seguir em frente mais fortes.

Valorize o que é positivo e viva mais leve!

Dra. Glaucia Freitas, é psicóloga clínica e coach, realiza consultas online e presencial na Clínica Learn2Be

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos – Cédula Profissional n• 22648

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html

https://www.linkedin.com/in/glaucia-rocha-freitas-7396973a/

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html
https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html